Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas

Autores

  • Ana Cristina Coll Delgado Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, com orientações no Mestrado e Doutorado e Professora colaboradora na Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC
  • Carolina Machado Castelli Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – PPGE/FaE/UFPel e Pedagoga no Núcleo de Desenvolvimento Infantil do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – NDI/CED/UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3449

Palavras-chave:

pesquisas, metodologias, bebês, crianças pequenas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a proposição de uma abordagem reflexiva acerca de questões teórico-metodológicas no sentido de garantir a visibilidade dos bebês e crianças pequenas nas pesquisas. São discutidos assuntos concernentes aos desafios na entrada em campo, aos acordos, à ética e à necessidade de abordagem dos bastidores das pesquisas. Com foco em preceitos da pesquisa de inspiração etnográfica, são apresentados desafios como a triangulação na interpretação e análise dos dados, a reflexividade e o diálogo com as metodologias visuais. Por último, são expostas questões sobre possibilidades do direito de participação dos bebês e crianças pequenas na geração, análise e discussão dos resultados das investigações e reflexões sobre como as pesquisas combebês e crianças pequenas podem contribuir para a educação infantil.

 

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Biografia do Autor

Ana Cristina Coll Delgado, Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, com orientações no Mestrado e Doutorado e Professora colaboradora na Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2003), Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação – França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança, com supervisão de Julie Delalande.

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, com orientações no Mestrado e Doutorado e Professora colaboradora na Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC.

Coordena o Grupo de Pesquisa CIC – Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.

Carolina Machado Castelli, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – PPGE/FaE/UFPel e Pedagoga no Núcleo de Desenvolvimento Infantil do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – NDI/CED/UFSC.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – PPGE/FaE/UFPel e Pedagoga no Núcleo de Desenvolvimento Infantil do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – NDI/CED/UFSC. Participa do Grupo de Pesquisa CIC – Crianças, Infâncias e Culturas.  

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Coll Delgado, A. C., & Castelli, C. M. (2020). Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas. Educação Em Foco, 23(39), 149–167. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3449