Tradicionalmente moderno: expectativas em torno do efêmero Liceu de Artes e Ofícios do Serro 1880-1883

Autores

  • Cláudio Henrique Pessoa Brandão
  • Carla Simone Chamon CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.3752

Palavras-chave:

Liceu de Artes e Ofício, Educação profissional, Norte mineiro

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre o Liceu de Artes e Ofícios do Serro, que existiu entre 1880 e 1883. A despeito da sua efêmera existência, o objetivo foi analisar as expectativas de modernidade projetadas sobre a escola. Além dos objetivos voltados para educar a infância desvalida, o Liceu foi resultado de um projeto de desenvolvimento moral e material encabeçado por políticos diamantinenses e serranos, que procuraram atualizar os projetos modernizadores de Teófilo Ottoni para o Norte Mineiro, executados na primeira metade do século XIX. Aqui, nos termos de Reinhardt Kosseleck, as experiências fomentavam expectativas: o Liceu era tido como “tradicionalmente moderno”. As fontes analisadas foram: correspondências emitidas e recebidas pela Secretaria de Instrução Pública de Minas Gerais; os anais da Assembleia Legislativa Provincial; jornais; relatórios dos presidentes de província; leis e regulamentos da escola. 

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Biografia do Autor

Cláudio Henrique Pessoa Brandão

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2015), Licenciado e Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação em Minas Gerais, escolarização e mundo do trabalho, história da ciência no ensino de ciências, teatro educacional, laboratórios transdisciplinares e articulações entre história, arte, ciência e tecnologia.

Carla Simone Chamon, CEFET-MG

possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação brasileira, processo de escolarização em Minas Gerais, mulheres e educação, escolarização e mundo do trabalho, história do ensino profissional, intelectuais da educação, redes de sociabilidades.

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Pessoa Brandão, C. H., & Chamon, C. S. (2021). Tradicionalmente moderno: expectativas em torno do efêmero Liceu de Artes e Ofícios do Serro 1880-1883. Educação Em Foco, 24(42), 6–24. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.3752