v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco

					Visualizar v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco
Publicado: 03/04/2021

Editorial

  • Editorial

    Juliana Cordeiro Soares Branco, Vera Lúcia Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.5587

Artigos

  • Tradicionalmente moderno: expectativas em torno do efêmero Liceu de Artes e Ofícios do Serro 1880-1883

    Cláudio Henrique Pessoa Brandão, Carla Simone Chamon
    6-24
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.3752
  • A Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elementos de complexificação da formação de professoras para o ensino da disciplina (1927-1937)

    Giovanna Camila da Silva
    25-44
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4801
  • Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)

    Daniela Gomes de Mattos Pedroso
    45-67
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4792
  • Nacionalidade e catolicismo: a trajectória ideológico-política dos profesores Nimio de Anquín e Luis Martínez Villada e sua repercussão na política universitária da Córdoba (Argentina) (1930-1939)

    Antonio Sillau Pérez
    68-84
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4995
  • Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão

    Silas Nascimento dos Santos, Ticia Cassiany Ferro cavalcante
    85-109
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4571
  • Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes

    Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc, Solange Lucas Ribeiro
    110-133
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4836
  • Ensino Médio integrado no IFSULDEMINAS: caminhos e descompassos

    Heloisa Helena Coutinho Pereira, Luana Costa Almeida
    134-156
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4186
  • Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação

    Lucas Lenin Resende de Assis, Luís Cláudio Silveira, Iberê Martí Moreira da Silva
    157 - 178
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4579
  • Educação ambiental como ferramenta para o controle do consumo de produtos geradores de resíduos

    Arlinda Maria Rodrigues Carmo, Kátia Regina Benati
    179-193
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4747
  • O que dizem as pesquisas que investigaram a temática “professor alfabetizador” no Brasil no período de 2010 a 2018?

    Juliana Pedroso Bruns, Rita Buzzi Rausch
    194-220
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.5011
  • A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo

    Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
    221-239
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4363
  • Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo

    Márcia Cristina Lopes Silva
    240-258
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4691
  • Apropriações das mídias digitais na formação conceitual e na construção conjunta de significados na universidade

    Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Claudia Maria de Lima
    259-278
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4772
  • O desenvolvimento do interesse da docência no contexto do Programa da Residência Pedagógica em Ciências Biológicas

    Rosa Shizue Abe, Sérgio de Mello Arruda, Lucken Bueno Lucas, Maria Ida Lima
    279-299
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4775
  • A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis

    Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fernanda Bartoly Gonçaçalves de Lima
    300-317
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4600
  • Pedagogias da noite: experiências e sensações coletivas em um parque público

    Eloenes Lima Silva
    318-339
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4832
  • Elomar Figueira Mello: um educador do sertão

    Gilmar Leite Ferreira
    340-359
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4748
  • A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família

    Luiz Claudio Almeida Teodoro, Carlos Eduardo Oliveira
    360-378
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4180
  • Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola

    Mary Rangel, Marcio Caetano, Nilcelio Sacramento de Sousa
    379-399
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4988