Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição atual
Edições anteriores
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Declaração de Privacidade
Submissões
Diretrizes para autores
Diretrizes para Dossiê temático
Processo de avaliação dos artigos
Pareceristas
2019
2020
2021
2022
Anúncios
TEMPLATES
Indexadores e Buscadores
Buscar
Periódicos UEMG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco
v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42
Publicado:
03/04/2021
Editorial
Editorial
Juliana Cordeiro Soares Branco, Vera Lúcia Nogueira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.5587
Artigos
Tradicionalmente moderno: expectativas em torno do efêmero Liceu de Artes e Ofícios do Serro 1880-1883
Cláudio Henrique Pessoa Brandão, Carla Simone Chamon
6-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.3752
A Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elementos de complexificação da formação de professoras para o ensino da disciplina (1927-1937)
Giovanna Camila da Silva
25-44
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4801
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
Daniela Gomes de Mattos Pedroso
45-67
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4792
Nacionalidade e catolicismo: a trajectória ideológico-política dos profesores Nimio de Anquín e Luis Martínez Villada e sua repercussão na política universitária da Córdoba (Argentina) (1930-1939)
Antonio Sillau Pérez
68-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4995
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
Silas Nascimento dos Santos, Ticia Cassiany Ferro cavalcante
85-109
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4571
Educação do campo e inclusão de alunos com deficiência: percepções e práticas docentes
Klayton Santana Porto, Maria José Oliveira Duboc, Solange Lucas Ribeiro
110-133
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4836
Ensino Médio integrado no IFSULDEMINAS: caminhos e descompassos
Heloisa Helena Coutinho Pereira, Luana Costa Almeida
134-156
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4186
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação
Lucas Lenin Resende de Assis, Luís Cláudio Silveira, Iberê Martí Moreira da Silva
157 - 178
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4579
Educação ambiental como ferramenta para o controle do consumo de produtos geradores de resíduos
Arlinda Maria Rodrigues Carmo, Kátia Regina Benati
179-193
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4747
O que dizem as pesquisas que investigaram a temática “professor alfabetizador” no Brasil no período de 2010 a 2018?
Juliana Pedroso Bruns, Rita Buzzi Rausch
194-220
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.5011
A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo
Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
221-239
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4363
Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
Márcia Cristina Lopes Silva
240-258
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4691
Apropriações das mídias digitais na formação conceitual e na construção conjunta de significados na universidade
Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Claudia Maria de Lima
259-278
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4772
O desenvolvimento do interesse da docência no contexto do Programa da Residência Pedagógica em Ciências Biológicas
Rosa Shizue Abe, Sérgio de Mello Arruda, Lucken Bueno Lucas, Maria Ida Lima
279-299
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4775
A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fernanda Bartoly Gonçaçalves de Lima
300-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4600
Pedagogias da noite: experiências e sensações coletivas em um parque público
Eloenes Lima Silva
318-339
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4832
Elomar Figueira Mello: um educador do sertão
Gilmar Leite Ferreira
340-359
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4748
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
Luiz Claudio Almeida Teodoro, Carlos Eduardo Oliveira
360-378
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4180
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
Mary Rangel, Marcio Caetano, Nilcelio Sacramento de Sousa
379-399
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4988
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais