As viagens pedagógicas do jovem Anísio Teixeira à Europa (1925) e Estados Unidos da América (1927) e sua inclinação definitiva para a educação pública
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3786Palavras-chave:
História da Educação, Escola Nova, Anísio TeixeiraResumo
O artigo tem como objeto as representações sobre a Europa e os EUA e suas escolas, elaboradas pelo jovem Teixeira em ocasião de suas primeiras viagens internacionais, realizadas em 1925 e 1927. A partir das viagens Teixeira produziu alguns escritos. Três questões nortearam a pesquisa: que representações o jovem Teixeira elaborou sobre Europa e América? em que aspectos tais representações podem ser comparadas? e quais são as diferenças que elas expressam nas representações sobre o Velho e o Novo Mundo e suas escolas? O sentido foi identificar que relevo as duas viagens tiveram na inclinação do jovem Teixeira à educação pública. Os resultados expressam que a representação sobre a América e suas escolas é inversa à representação sobre a Europa e suas escolas, e que a experiência americana proporcionou a Teixeira uma representação de tal modo positiva sobre a educação que o levou a inclinar-se para a educação pública.
Downloads
Referências
ARISTÓTOLES. A Política. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
AZEVEDO, F.et al. Anísio Teixeira: pensamento e ação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1960.
BUYSE, O.. Methodos americanos de educação geral e technica. Salvador: Imprensa Oficial, 1927.
CARVALHO, D. O. C.. Educação escolar e americanismo em escritos de 1927 e 1934 de Anísio Teixeira. 2014. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Minas Gerais.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, Jan./Apr. 1991. GERIBELO, W.P. Anísio Teixeira: análise e sistematização de sua obra. São Paulo: Atlas, 1977.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergstrom. Introdução ao estudo da Escola Nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. 12. ed. São Paulo: Melhoramentos, [Rio de Janeiro]: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
NUNES, Clarice. Anísio Teixeira: a poesia da ação. Bragança Paulista: Edusf, 2000.
NUNES, Clarice. Anísio Teixeira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Ed. Massangana, 2010.
SCHAEFFER, Maria Lúcia Garcia Pallares. Anísio Teixeira: formação e primeiras realizações. São Paulo: USP/Faculdade de Educação, 1988.
SILVA, R. S. O.. Representações sobre Europa e América e suas escolas: comparação entre os escritos de viagens do jovem Anísio Teixeira (1925–1927). 2016.143f. Dissertação. (Mestrado em Educação Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Minas Gerais.
SIRINELLI, J. F.. Os intelectuais, In RÉMOND, René (Org.), Por uma história política, Rio de Janeiro: UFRJ, 1996, p. 231-269.
TEIXEIRA, Anísio. Anotações de viagem à Europa. Lisboa, 1925, 54 p. Atpi: 25.07.17 (filme 03). FGV/CPDOC.
TEIXEIRA, Anísio. Anotações relativas às escolas europeias quando de sua viagem de estudos. Europa, 1924/1927, 6 p. Atpi: 1924/1927 (filme 03). FGV/CPDOC.
TEIXEIRA, Anísio. Anotações de viagem aos Estados Unidos. In: NUNES, Clarice (Org.a). Aspectos americanos de educação e anotações de viagem aos Estados Unidos em 1927. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
TEIXEIRA, Anísio. A propósito da escola única. Revista do Ensino, Salvador, v. 1, n. 3, 1924. A escola única no Brasil.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
TEIXEIRA, Anísio. Porque “Escola Nova”. Boletim da Associação Bahiana de Educação. Salvador, n.1, 1930, Localizado no Centro de Processamento de Documentos (CPDOC) / Fundação Getúlio Vargas (FGV). p.2-30. Livraria e Typographia do Comércio.
TOCQUEVILLE, Alexis. A democracia na América: lei e costumes. De certas leis e certos costumes políticos que foram naturalmente sugeridos aos americanos por seu estado social democrático. Livro I. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.