Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3829

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação docente.

Resumo

Este artigo discute o estágio supervisionado e foi motivado pela seguinte questão: quais as contribuições do estágio curricular supervisionado em Educação Infantil para a formação do licenciado em Pedagogia? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre o desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade do Norte do Brasil. Utiliza, como metodologia, a pesquisa documental, baseada nos relatórios finais elaborados pelos estagiários e no Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia. As reflexões foram desenvolvidas a partir do conteúdo descritivo dos relatórios, elaborados e apresentados por ocasião do encerramento da disciplina, e pautaram-se nas dificuldades, contribuições e perspectivas para a formação e atuação docente em Educação Infantil. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento e a construção de conhecimentos teóricos e práticos importantes para a formação docente e a atuação na primeira etapa da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juracy Machado Pacifico, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO

Professora da Universidade Federal de Rondônia. Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2010) e Mestre em Psicologia Escolar (2000/IP/USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional/UNIR.

Ruth de Lima Dantas, Universidade Federal de Rondônia

Pedagoga, com formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Aieska de Souza Brandt, Universidade Federal de Rondônia

Pedagoga, com formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO

Professora da Universidade Federal de Rondônia. Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2018). Pesquisadora da área de Educação Especial e de Inclusão escolar de EPAEE. É Membro do Grupo de Pesquisa Educa (UNIR).

Referências

AGOSTINHO, Katia A. O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim. Revista Zero a Seis. v. 18, n. 33 p. 50-64, Florianópolis, jan-jun 2016, p. 50-64.

BARBOSA, Angela Maria. A Contribuição do Estágio Supervisionado na Formação do Pedagogo. IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE. III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. Londrina, 2009.

BARBOSA, M. C. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downl oad&alias=6670-as especi ficidadesdaacaopedagogica&Itemid=30192>. Acesso em: 02 mar. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1 do CNE/CP, de 15 de maio de 2006, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em pedagogia, licenciatura.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2 do CNE/CP, de 01 de julho de 2015, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em pedagogia, licenciatura.

BRASIL. Decreto-lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Trata da organização à Faculdade Nacional de Filosofia e institui o curso de pedagogia.

BRASIL. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008: dispõe sobre o estágio de estudantes: Brasília, 2008.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1961.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência Social. Decreto 6494/77: dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e ensino profissionalizante do 2º. Grau e supletivo e dá outras providências.

BRASIL. Resolução 05, de 17 de dezembro de 2009: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CERISARA, Ana Beatriz; OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de; RIVERO, Andréa Simões; BATISTA, Rosa. Partilhando olhares sobre as crianças pequenas: reflexões sobre o estágio na Educação Infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 4, n. 5, p. 12-20, jan. 2002. ISSN 1980-4512. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/11157/10630>. Acesso em: 25 mar. 2018.

CHISTÉ, Bianca Santos. O que pode a infância na formação docente? In: PACÍFICO, Juracy Machado; PIMENTA, Jussara Santos; CHISTÉ, Bianca dos Santos; NEVES, Josélia Gomes; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto (orgs.). Docência na Educação Infantil: experiências e práticas em formação continuada. Jundiaí [SP]: Paco, 2018. p. 49-55.

CONSELHO Federal de Educação. Parecer Número 292, de 14 de novembro de 1962.

FUNDAÇÃO Universidade Federal de Rondônia. Resolução nº 312/CONSEA, de 02 de julho de 2013. Núcleo de Ciências Humanas. Departamento de Ciências da Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia, 2013.

GUIMARÃES, Daniela. Relações entre bebê e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.

GUIMARÃES, Daniela; ARENARI, Rachel. Na creche, cuidados corporais, afetividade e dialogia. Educ. Rev. vol. 34, Belo Horizonte, 2018, 19-Jul-2018, p. 1-19.

KRAMER, S. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n1/v37n1a05.pdf.

MACHADO, Ednéia Maria Azevedo; RODRIGUES, Adriana Lúcia de Oliveira. In: PACÍFICO, Juracy Machado; PIMENTA, Jussara Santos; CHISTÉ, Bianca dos Santos; NEVES, Josélia Gomes; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto (Orgs). Docência na Educação Infantil: experiências e práticas em formação continuada. Jundiaí [SP]: Paco, 2018. p. 57-65.

OLIVEIRA, Z. M. R. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes Nacionais? In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <http://bit.ly/2DT1lo6>. Acesso em 10 ago. 2019.

BEZERRA, Ezenice Costa de Freitas; SANTOS, Telma Cristina Martins dos; PACÍFICO, Juracy Machado. Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S.l.], v. 4, n. 9, p. 159-176, dez. 2017. ISSN-2359-2087. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959/2149>. Acesso em: 02 maio 2019. Doi: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2959.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência: questões e propostas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RINALDI, CARLA. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

Downloads

Publicado

26/05/2020

Como Citar

Pacifico, J. M., Dantas, R. de L., Brandt, A. de S., & Rodrigues, M. (2020). Estágio Supervisionado na Educação Infantil: relatos e reflexões. Educação Em Foco, 23(39), 127–148. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3829