A autoridade do professor universitário: elementos constitutivos e rupturas com práticas tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.3839

Palavras-chave:

Educação Superior, Prática Docente , Autoridade do Professor

Resumo

O estudo buscou compreender os elementos constitutivos da autoridade docente, e refletir se os mesmo podem rompe com o autoritarismo de práticas tradicionais. Além da revisão bibliográfica o estudo contou com apoio de dados empíricos, apresentado por (XXX), ressignificados neste estudo à luz dos conceitos de autoridade. O estudo demonstrou que os elementos constitutivos da autoridade estão relacionados ao domínio do conteúdo, à metodologia e a postura do professor, admirada pelos estudantes. A autoridade está relacionada com rupturas com práticas tradicionais autoritárias, como: superar a ideia de que ensinar é um simples passar ou transmitir conteúdos; estabelecer uma relação mais horizontal entre professor e aluno; compreender o conhecimento como algo provisório, nunca pronto e acabado; conceber a avaliação como um processo formativa tanto para os estudantes quanto para o professor; estabelecer um clima de prazer e alegria em sala de aula, na universidade.

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Biografia do Autor

Gildo Volpato, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Janine Moreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Ricardo Luiz de Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC

Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Volpato, G., Moreira, J., & Bittencourt, R. L. de. (2020). A autoridade do professor universitário: elementos constitutivos e rupturas com práticas tradicionais. Educação Em Foco, 23(41), 462–481. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.3839