A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família

Autores

  • Luiz Claudio Almeida Teodoro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG
  • Carlos Eduardo Oliveira PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4180

Palavras-chave:

Educação, Cidadania, Bolsa Família.

Resumo

Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família, através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país.

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Biografia do Autor

Luiz Claudio Almeida Teodoro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG

Professor do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do CEFET MG. Doutor em Ciências Sociais.

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Teodoro, L. C. A., & Oliveira, C. E. (2021). A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família. Educação Em Foco, 24(42), 360–378. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4180