Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais

Autores

  • Juliana Corrêa Schwarz Universidade Federal do Paraná (UFPR); Centro Universitário Opet (UniOpet)
  • Ivan Carlos Cicarello Junior Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Denise de Camargo Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
  • Paula Maria Ferreira de Faria Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4245

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Cognição, Afeto, Aprendizagem e desenvolvimento humano, Metodologias inovadoras.

Resumo

O presente ensaio buscou levantar informações sobre o perfil de jovens brasileiros quanto ao uso de internet, celulares e outras tecnologias, comparando-as com formas de aprendizagem dos estudantes nas universidades. O objetivo do texto consiste em apresentar uma reflexão sobre como as tecnologias e metodologias atuais de aprendizagem têm sido utilizadas para despertar a motivação e o interesse dos universitários no seu processo educacional. Entendemos que novas tecnologias educacionais têm oportunizado o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo da educação, e que têm potencial para superar qualitativamente estratégias tradicionais como a aula expositiva. Trata-se de um estudo teórico fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, que nos permitiu inferir que as formas de ensinar baseadas em metodologias inovadoras, somadas ao uso das novas tecnologias, podem tornar as aulas mais atrativas e motivadoras para os estudantes ao propiciar condições materiais e imateriais para uma aprendizagem significativa, que considera afeto e cognição como unidade.

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Biografia do Autor

Juliana Corrêa Schwarz, Universidade Federal do Paraná (UFPR); Centro Universitário Opet (UniOpet)

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente no Centro Universitário Opet (UniOpet), Curitiba – PR

Ivan Carlos Cicarello Junior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Psicólogo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR. Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville - SC

Denise de Camargo, Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Pontíficia Universidade Católica - PUC-SP. Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Mestrado em Psicologia na área de Psicologia Social Comunitária na UTP, Curitiba – PR

Paula Maria Ferreira de Faria, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

sicóloga e Psicopedagoga, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR.

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

Schwarz, J. C., Cicarello Junior, I. C., de Camargo, D., & de Faria, P. M. F. (2020). Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais. Educação Em Foco, 23(40), 8–26. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4245