A Educação Jesuíta e o ensino do direito no Brasil até a República Velha: uma leitura crítica

Autores

  • Mariane Silva Parodia Centro Universitário de Lavras/MG
  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí/MG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4254

Palavras-chave:

História do ensino do Direito, Jesuítas, Ratio Studiorum, Método

Resumo

Este trabalho de revisão bibliográfica investiga as marcas da educação jesuíta e do humanismo no ensino do Direito no Brasil, até a República Velha. Introduzimos o assunto recuperando certas histórias das primeiras manifestações do Direito no país. No segundo momento, tecemos considerações sobre a relação entre a arquitetura jesuíta e os primeiros cursos de Direito no Brasil. A seguir, informamos sobre o horizonte histórico em que surge a Ordem Jesuíta e apresentamos resumidamente sua trajetória. E, por fim, comentamos os fundamentos filosóficos do método jesuíta de educação, apresentamos o Ratio Studiorum e buscamos marcas da presença dele na história do ensino do Direito no Brasil, até a República Velha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Silva Parodia, Centro Universitário de Lavras/MG

Mestranda em Educação pela Universidade Vale do Sapucaí - Univás/MG. Graduada em Direito pela Faculdade Cenecista de Varginha/MG (2011). Professora do Centro Universitário de Lavras- UNILAVRAS/MG.

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí/MG

Professora do Curso de Mestrado em Educação da UNIVÁS/MG.

Doutora em Educaçcão Matemática pela PUC/SP.

Referências

ARIÈS, Phillipe. Préface. In: GARIN, Eugenio. L’éducation de l’homme moderne. Paris: Fayard, 2003.

BENTO, Flávio; SANCHES, Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini. A história do ensino do direito no Brasil e os avanços da portaria 1886 de 1994. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/Anais/sao_paulo/2408.pdf>. Acesso dia: 13 maio 2014.

BORGES, Jorge Luis. O espantoso redentor Lazarus Morell. In: História universal da infâmia. São Paulo. Ed. Globo. 1998

CALLADO, Antonio. Quarup. 12. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984

CALÓGERAS, João Pandiá. Os jesuítas e o ensino. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1911

DALLABRIDA, Norberto. Luteranismo e escolarização: entrevista com João Klug. Cadernos de História da Educação, v. 16, nº 3. 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40888/21614> Acesso em: 23 ago. 2019.

DONOHUE, John W. Jesuit education: An Essay on the Foundations of its Idea. New York: Fordham University Press, 1963. Disponível em: <https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=uc1.$b114041;view=1up;seq=7>. Acesso em: 23 ago. 2019.

FARRELL, Allan P., S. J. (trad.). The Jesuit Ratio Studiorum of 1599. Translated into English with an Introduction and Explanatory Notes. Conference of Major Superiors of Jesuits. Washington. <http://www.scribd.com/doc/15230515/RatioStudiorum>; traduzido para o castelhano pela Província Mexicana de la Compañiade Jesús. Disponível em: <http://www.sjmex.org/educacion/documentos/ratiostudiorumoficial.htm>. Acesso em: 23 ago. 2019.

GUERRAS do Brasil. Direção: Fernando Bolognesi, 2019. 22:44 min. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=VeMlSgnVDZ4 HYPERLINK > Acesso em: 19/08/2019

HOLANDA, Ana Paula Araújo de. A Escola do Recife e seu papel na construção do ensino jurídico brasileiro: uma ruptura de paradigma. In CERQUEIRA, Daniel Torres de. et al (org.). 180 anos do Ensino Jurídico no Brasil. Campinas: Millennium, 2008

MORAES, Geraldo Dutra de. A igreja e o colégio dos jesuítas de São Paulo. São Paulo: Prefeitura do Município, 1979.

ORSO, Paulino José. O surgimento da universidade e o projeto burguês de educação no Brasil. 2011. XX Jornada HISTEDBR. ANAIS... Disponível em: < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada10/_files/IGTGlQUj.doc> Acesso em: 21/08/2019

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: Orlandi, E. (org.) Gestos de leitura da história no discurso. Campinas, SP: Unicamp, 2014.

RÜEGG, Walter. Prologue: The rise of humanism. In: Hilde de Ridder-Symoens (ed). A History of the University in Europe. Universities in the Middle Ages. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

SILVA, Elza Maria Tavares. Ensino e direito no Brasil: perspectivas gerais. Psicologia Escolar e Educacional. Campinas. 2002 Disponível em: <http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000100008"& HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572000000100008"pid=S1413-85572000000100008> Acesso em: 23 ago. 2019.

STORCK, Alfredo. O ser humano repensado pela escolástica. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, nº 342, ano X. 2010. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao342.pdf> Acesso em: 23 ago. 2019.

STOODI. História - Reforma Protestante: Definições e fatores. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=53dofGGKW5w> Acesso em: 25/08/2019

TAVAGLIAVINI, João Virgílio e GENTIL, Plínio. A busca pela impressão digital dos cursos de Direito no Brasil: de Coimbra a Olinda (Recife) e São Paulo. Revista Educação e Fronteiras On-Line. Dourados/MS, v.8, n.23 p.138-163, maio/ago 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/download/9447/4977>. Acesso em: 23 ago. 2019.

VECHIA, A and LORENZ, K. O Colégio da Bahia e o ensino superior: a formação da elite na American portuguesa, 1572 a 1759. In: DÍAZ, J. M. H. (org.) Formación de elites y educación superior em Iberoamérica (SS. XVI-XXI). Salamanca, Spain: Herger Ediciones Antema, 2012.

VENÂNCIO FILHO, Alberto. Análise histórica do ensino jurídico no Brasi. In: Encontros da UnB: ensino jurídico. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 1978-1979. p. 15.

Downloads

Publicado

30/08/2021

Como Citar

Parodia, M. S., & Duarte, A. R. S. (2021). A Educação Jesuíta e o ensino do direito no Brasil até a República Velha: uma leitura crítica. Educação Em Foco, 24(43), 57–81. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4254