A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise

Autores

  • Sabrina Olimpio Caldas de Castro Universidade Federal de Viçosa
  • Débora Gonzaga Martin Universidade Federal de Viçosa
  • Nuno Felizardo Júnior Universidade Federal de Viçosa
  • Valter Machado da Fonseca Universidade Federal de Viçosa.
  • Fernanda Maria de Almeida Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4280

Palavras-chave:

Instituto Federal, Processo Formativo, Graduação, Análise Fatorial, índice

Resumo

O estudo consiste em analisar os Institutos Federais, na perspectiva de política pública para ampliação do acesso ao ensino superior, bem como aferir as condições oferecidas por estas instituições para o processo formativo. Utilizou-se a análise fatorial, e a criação do Índice das Condições do Processo Formativo (ICPF). As análises indicaram que os Institutos têm ampliado o acesso ao ensino superior para grupos específicos, especialmente na região Norte. Assim, destaca-se a contribuição destas instituições no processo de ampliação do acesso ao ensino superior ofertado por instituições federais. Contudo, a elaboração do ICPF permitiu identificar aspectos destas instituições que, na perspectiva dos estudantes, carecem de aprimoramento. Dessa forma, sugere-se que ações integradas entre o Ministério da Educação e os institutos sejam discutidas, para que se criem políticas públicas que visem o aperfeiçoamento destes institutos como grandes propulsores de mudança do status quo.

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Biografia do Autor

Sabrina Olimpio Caldas de Castro, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda em Administração, com ênfase em Administração Pública, pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV.

Débora Gonzaga Martin, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda em Administração, com ênfase em Administração Pública, pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV.

Nuno Felizardo Júnior, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Administração, com ênfase em Administração Pública pelo Prógrama de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. Professor EBTT do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Valter Machado da Fonseca, Universidade Federal de Viçosa.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.
Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Viçosa.

Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Administração e Contabilidade da mesma instituição. É professora e orientadora do Programa de Pós Graduação em Administração da UFV.

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

de Castro, S. O. C., Martin, D. G., Júnior, N. F., da Fonseca, V. M., & de Almeida, F. M. (2020). A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise. Educação Em Foco, 23(40), 68–88. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4280