A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4280Palavras-chave:
Instituto Federal, Processo Formativo, Graduação, Análise Fatorial, índiceResumo
O estudo consiste em analisar os Institutos Federais, na perspectiva de política pública para ampliação do acesso ao ensino superior, bem como aferir as condições oferecidas por estas instituições para o processo formativo. Utilizou-se a análise fatorial, e a criação do Índice das Condições do Processo Formativo (ICPF). As análises indicaram que os Institutos têm ampliado o acesso ao ensino superior para grupos específicos, especialmente na região Norte. Assim, destaca-se a contribuição destas instituições no processo de ampliação do acesso ao ensino superior ofertado por instituições federais. Contudo, a elaboração do ICPF permitiu identificar aspectos destas instituições que, na perspectiva dos estudantes, carecem de aprimoramento. Dessa forma, sugere-se que ações integradas entre o Ministério da Educação e os institutos sejam discutidas, para que se criem políticas públicas que visem o aperfeiçoamento destes institutos como grandes propulsores de mudança do status quo.
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