Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4367

Palavras-chave:

Ensino dos jesuítas, Colégio S. Fiel, Espaço educativo, Organização escolar, História das Instituições Escolares.

Resumo

O artigo pretende ser um contributo à história das instituições educativas em Portugal, ao analisar os espaços escolares no Colégio de São Fiel dos jesuítas (1863-1910) de ensino elementar e secundário. A nossa argumentação, de teor histórico-descritivo e hermenêutico, versa sobre a organização escolar (os espaços e tempo escolar) naquele colégio e as suas relações e implicações na vida e no processo educativo dos alunos colegiais. A análise está dividida em 4 pontos:  o ensino jesuítico nos colégios (características); os espaços escolares no pensamento e ação dos jesuítas; a organização escolar no Colégio; arquitetura do tempo escolar como categoria estruturante na vida do colégio. Estes pontos permitem-nos compreender o funcionamento organizacional daquele colégio, convertendo-o num património histórico-educativo e num lugar de memória socio-histórica.

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

Título de Agregado Universitário na área da Educação/H.ª da Educação. Doutor em Ciencias da Educação (àrea de H.ª da Educação Social/Teoria e H.ª da Educação), Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia e em Filosofia. É docente do ensino superior politécnico desde 1988, pertence ao Dept.º/UTC-CSH, coordenador de vários cursos (licenciatura e mestrado), avaliador externo e investigador integrado no CeiED da Universidade Lusófocna de Lisboa.

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

Martins, E. C. (2020). Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910). Educação Em Foco, 23(40), 207–227. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4367