Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4571Palavras-chave:
Áudio-descrição, Deficiência visual, Livro didáticoResumo
O presente artigo tem como objetivo verificar como a áudio-descrição de imagens estáticas no livro didático dos anos finais do ensino fundamental contribui para o acesso ao conhecimento de estudantes com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se configura como pesquisa do tipo estudo de caso. A construção dos dados correspondeu aos seguintes instrumentos: observação participante e anotações de campo acerca dos sujeitos da pesquisa; seleção de imagens estáticas no livro didático de Língua Portuguesa e entrevistas semiestruturadas com 2 estudantes com baixa visão do 7º ano, de uma escola municipal do Recife. Os contributos da análise revelam que a áudio-descrição contribui para o acesso ao conhecimento com autonomia, independência e equidade de oportunidades. Além da melhoria do repertório imagético e linguístico dos estudantes com baixa visão. Sugere-se, ainda, que a áudio-descrição é urgente no livro didático, visto que corrobora para o aprendizado desses estudantes.
Downloads
Referências
AINSCOW, Mel. Educação para todos: torná-la uma realidade. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de Educação Especial, Birmingham, Inglaterra, Abril de 1995. Disponível em http://redeinclusao.web.ua.pt/docstation/com_docstation/20/fl_38.pdf Acesso em 10 mai. 2017.
AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Claudio C. Santoro - Campinas, SP: Papirus, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições: 70, 2011.
BOGDAN, Roberto. BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria dos métodos. Portugal: Porto Editora. LDA. 1994.
BELMIRO, Celia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Revista Educação & Sociedade, ano XXI, no 72, agosto/2000.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Brasília/DF, 1990.
______. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
LIMA, Francisco José de. LIMA, Rosângela A. F., VIEIRA, Paulo André de Melo. O Traço de União da Áudio-descrição: versos e Controvérsias. Revista Brasileira de Tradução Visual, vol. I, 2009.
LIMA, F. J. e LIMA, R.A. F. O direito das crianças com deficiência visual à áudio-descrição. Revista Brasileira de Tradução Visual, vol3, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33 ed. – Petrópolis, RJ, 2013.
MOTTA, Lívia Maria Villela de M. Áudiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
MASINI, Elcie F. Salzano. A pessoa com visão subnormal: desenvolvimento de sua eficiência visual. In: MASINI, E.F.S. GASPARETO, M.E.R.F. (Orgs). Visão Subnormal: um enfoque educacional. São Paulo: Vetor, 2007.
NÓBREGA, Andreza. Caminhos Para Inclusão: uma Reflexão Sobre Áudio-Descrição No Teatro Infanto-Juvenil. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, PPGEdu, PE, 2012.
OLIVEIRA, Eliana de. ENS, Romilda Teodora. ANDRADE, Daniela S. B. Freire. MUSSIS, Carlo Ralph de. Análise de conteúdo e pesquisa na área de educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 9, p. 11-27, maio/ago. 2003.
REILY, Lucia. Escola Inclusiva: Linguagem e mediação. Campinas-SP: Papirus Editora, 2011. 4ª ed.
RIBEIRO, Ernani Nunes. A imagem na relação de expressão com o texto escrito: contribuições da áudio-descrição para a aprendizagem de educandos surdos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, PPGEdu, CE, 2011.
RODRIGUES Neidson. Educação: Da formação humana à construção do sujeito ético. Educação e Sociedade, ano 12, n. 76. out/ 2001.
SANTAELLA, Lúcia. NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: ILUMINURAS, 2014.
SILVA, Luzia Guacira. Educação inclusiva: práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões. 1. ed. – São Paulo: Paulinas, 2014.
SOLÉR, Thais Regina Fernandes. PLAZZA, Tânia Guizzardi. EZEQUIEL, Lucimar Amaral. Formação requerida para o professor especializado atender o aluno com visão subnormal na escola regular. In: MASINI, E.F.S. GASPARETO, M.E.R.F. (Orgs). Visão Subnormal: um enfoque educacional. São Paulo: Vetor, 2007.
SNYDER, Joel. Áudio-descrição: uma ajuda para a literacia. Revista Brasileira de Tradução Visual (RBTV), Vol. 6, 2011.
YIN, Roberto K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2ª Edição – Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.