Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4571

Palavras-chave:

Áudio-descrição, Deficiência visual, Livro didático

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar como a áudio-descrição de imagens estáticas no livro didático dos anos finais do ensino fundamental contribui para o acesso ao conhecimento de estudantes com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se configura como pesquisa do tipo estudo de caso. A construção dos dados correspondeu aos seguintes instrumentos: observação participante e anotações de campo acerca dos sujeitos da pesquisa; seleção de imagens estáticas no livro didático de Língua Portuguesa e entrevistas semiestruturadas com 2 estudantes com baixa visão do 7º ano, de uma escola municipal do Recife. Os contributos da análise revelam que a áudio-descrição contribui para o acesso ao conhecimento com autonomia, independência e equidade de oportunidades. Além da melhoria do repertório imagético e linguístico dos estudantes com baixa visão. Sugere-se, ainda, que a áudio-descrição é urgente no livro didático, visto que corrobora para o aprendizado desses estudantes.

 

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Biografia do Autor

Silas Nascimento dos Santos, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Belo Jardim.

Mestre em educação. Professor do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Belo Jardim.

Ticia Cassiany Ferro cavalcante, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, UFPE.

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada II do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, UFPE.

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Santos, S. N. dos, & cavalcante, T. C. F. (2021). Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão. Educação Em Foco, 24(42), 85–109. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4571