Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4579

Palavras-chave:

Extensão participativa, Agricultura urbana, Saúde alimentar

Resumo

Esse artigo descreve a experiência em uma escola no município de Lavras, Minas Gerais, ao apresentar conceitos básicos, bem como a existência dos alimentos orgânicos, abordando a Agroecologia e a suas vantagens sob os demais métodos de agricultura. Antes e após o ciclo de atividades aplicamos questionários simples para nos orientar quanto à direção a ser tomada e os resultados foram alcançados pela análise de conteúdo. Foi observado o desconhecimento por parte das crianças quanto ao que é a universidade e seu papel como parte da sociedade, algo que para eles pareceu ser uma realidade bem distante por vários fatores, dentre questões de cunho social e econômicas. Com o desenvolvimento deste projeto foi possível também despertar nas crianças o senso crítico e a importância do consumo de alimentos de qualidade, junto aos princípios agroecológicos.

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Biografia do Autor

Lucas Lenin Resende de Assis, Universidade Federal de Lavras

Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biologia e Microbiologia do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, agricultura orgânica, gestão de resíduos e agroecologia.

Luís Cláudio Silveira, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Entomologia

Iberê Martí Moreira da Silva, Instituto Federal do Mato Grosso

Doutorado em Agronomia/ Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares na Universidade Federal de Lavras- MG (2017). Professor substituto no IFMT campus de Confresa (2018) e professor de curso técnico agricultura e agropecuária em Mato Grosso (2018 e 2019).

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

de Assis, L. L. R., Silveira, L. C., & Moreira da Silva, I. M. (2021). Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação. Educação Em Foco, 24(42), 157 – 178. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4579