A juvenilização da EJA no Estado do Amapá: uma análise na Escola Estadual Santa Inês em Macapá-AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v23i40.4588

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Juvenilização. Aceleração dos estudos. Insucesso escolar.

Resumo

O insucesso escolar no ensino regular impulsiona a juventude a vislumbrar uma aparente aceleração na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este artigo analisa as principais causas da juvenilização na modalidade. Os sujeitos centrais da pesquisa são alunos/as de 15 a 29 anos regularmente matriculados na 3ª e 4ª etapas da EJA do ensino fundamental da Escola Estadual Santa Inês. Para essa juventude a educação está articulada ao ingresso no mundo do trabalho e ascensão social. A metodologia fundamenta-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com técnicas de observação, questionário e análise documental. Para análise dos dados aplicamos a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011). Os resultados revelam que a Juvenilização da EJA vem aumentando desde 1993. Essa migração ocorreu por diversos motivos: trabalho, desinteresse, reprovação, problemas familiares e por uma rápida “aceleração” objetivando a continuidade dos estudos e a conquista do primeiro emprego formal

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Biografia do Autor

Socorro Balieiro Machado, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad De Los Pueblos Del Sur, Caracas/Venezuela. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Amapá. E-mail: socorrobalieiromachado@yahoo.com.br. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-3872-6419.

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação da UNIFAP. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

Machado, S. B., & Custódio, E. S. (2020). A juvenilização da EJA no Estado do Amapá: uma análise na Escola Estadual Santa Inês em Macapá-AP. Educação Em Foco, 23(40), 228–248. https://doi.org/10.36704/eef.v23i40.4588