Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4597

Palavras-chave:

Instrumento de ação pública, PME, Governança, NGP

Resumo

O objetivo do texto é analisar o conhecimento na gestão das políticas educativas, a partir da observação do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória, assim como no Conselho Municipal de Educação e na Secretaria de Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2015, com instrumentos de observação, entrevista e análise documental. O foco é analisar as formas de articulação entre conhecimento e ação pública e ação pública e conhecimento. Consideramos que alguns  instrumentos de ação pública (FME e PME) puderam favorecer o fortalecimento da criticidade e a militância política e pedagógica em favor da educação pública de qualidade pelos atores sociais envolvidos na gestão das políticas educacionais do município. Contudo, chamamos atenção para a fragilidade dessa potência quando há um jogo de disputas pelo sentido das políticas educacionais dominado pela Nova Gestão Pública (NGP). 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo/professora doutora em educação

Professora doutora do Centro de Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Coordenadora atual do PPGE/UFES.

Roberta Freire Bastos, Doutoranda PPGE/UFES

Mestre em Educacao pelo PPGE/UFES e doutoranda PPGE/UFES.

Professora da educacao básica

Erineusa maria da Silva, UFES

Professora da UFES e doutora em Educacao pelo PPGE/UFES.

Referências

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p.

BARROSO, João. Conhecimentos, políticas e práticas em educação. In: MARTIS, Ângela Maria et al (Org.). Política e gestão da educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas: Autores Associados, 2013.

______. A utilização do conhecimento em política: o caso da gestão escolar em Portugal. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 987-1007, set./dez. 2009

______. Da política baseada no conhecimento às práticas baseadas em evidências. Consequências para o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

DELVAUX, Bernard. Qual o papel do conhecimento na ação pública? Educ. Soc. , Campinas, vol. 30, n. 109, p. 959-985, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em 30 de novembro de 2018.

FERREIRA, Andreza Alves. Participação, sociedade civil e a capacidade de influenciar políticas sociais: o caso do Conselho Municipal de Educação da Serra. 2006. 197 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade Federal do Espírito Santo. – Vitória/ES. 2006.

LASCOUMES, Pierre; LE GALLÉS, Patrick. Sociologia da ação pública. Tradução e estudo introdutório de George Sarmento – Maceió: EDUFAL, 2012.

LIMA, Licínio. C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MAROY, Christian. Em direção a uma regulação pós-burocrática dos sistemas de ensino na Europa? In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A Análise das Políticas Públicas. Tradução de Agemir Bavaresco e Alceu R. Ferraro. - Pelotas: Educat, 2002.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

REIS, Isaura. Governança e regulação da educação: perspectiva e conceitos. Educação, Sociedade e Culturas, n. 39, 2013. Disponível em: <https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/07.IsauraReis.pdf > Acesso em: 30 de novembro de 2018.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

Bartolozzi Ferreira, E., Freire Bastos, R., & da Silva, E. maria. (2020). Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação. Educação Em Foco, 23(41), 482–498. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4597