Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4597Palavras-chave:
Instrumento de ação pública, PME, Governança, NGPResumo
O objetivo do texto é analisar o conhecimento na gestão das políticas educativas, a partir da observação do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória, assim como no Conselho Municipal de Educação e na Secretaria de Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2015, com instrumentos de observação, entrevista e análise documental. O foco é analisar as formas de articulação entre conhecimento e ação pública e ação pública e conhecimento. Consideramos que alguns instrumentos de ação pública (FME e PME) puderam favorecer o fortalecimento da criticidade e a militância política e pedagógica em favor da educação pública de qualidade pelos atores sociais envolvidos na gestão das políticas educacionais do município. Contudo, chamamos atenção para a fragilidade dessa potência quando há um jogo de disputas pelo sentido das políticas educacionais dominado pela Nova Gestão Pública (NGP).
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