Letramento digital: reflexões sobre uma prática docente no estágio curricular supervisionado

Autores

  • Kátia Cristina Sommer Schmidt Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Jordelina Beatriz Anacleto Voos Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4621

Palavras-chave:

Letramento digital, Prática pedagógica, Tecnologia.

Resumo

O presente artigo é resultado de práticas docentes desenvolvidas no interior do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia de uma universidade comunitária do Estado de Santa Catarina/SC. O campo de estágio, além de ser lócus de iniciação à docência, constituiu também unidade analítica de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, realizado por estagiários/as do curso de Pedagogia da referida universidade. Os participantes do estudo foram estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do norte catarinense, bem como, suas professoras regentes. Os resultados preliminares indicam que o estágio enquanto disciplina curricular representa um eixo fundamental na constituição da docência, na medida em que configura um terreno fértil para a concretização da articulação teoria e prática. Destaca-se que nessa experiência, é possível identificar o potencial do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto da sala de aula.

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Biografia do Autor

Kátia Cristina Sommer Schmidt, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciada em Pedagogia pela UNIVILLE; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e professora da rede municipal de Garuva-SC.

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Educação pela UDESC/FAED. Possuí graduação em Geografia (UNIVILLE)  e Pedagogia (UNINTER) e Mestrado em Geografia (UFSC).

Jordelina Beatriz Anacleto Voos, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS.Professora Sênior dos cursos de Licenciatura e Engenharia da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.

 

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciada em Pedagogia; Mestre em Educação; Doutora em Educação: História, Política, Sociedade; Professora do Departamento de Pedagogia da UDESC; Professora do Programa de Pós-Graduação emEducação da UDESC; Diretora Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC.

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

Sommer Schmidt, K. C., Junior, L. M., Voos, J. B. A., & Dias, J. (2020). Letramento digital: reflexões sobre uma prática docente no estágio curricular supervisionado. Educação Em Foco, 23(40), 27–44. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4621