A produção de presença negra por meio do cinema de Zózimo Bulbul no curso de formação de professores

Autores

  • Fábio Paz Rosa Universidade Estácio de Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.4638

Palavras-chave:

Cinema Negro. Formação de professores. Zózimo Bulbul. Teorias decoloniais

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar o cinema negro de Zózimo Bulbul como produtor de presenças negras em um curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior privada. Para isso, utilizamos a metodologia da Análise criativa em diálogo com teorias decoloniais para produção de novas epistemologias imagéticas. As experiências fílmicas vivenciadas pelos licenciandos contribuíram para repensar os currículos da formação docente na qual os sujeitos negros se posicionam como téoricos de suas corporeidades, estéticas e histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Paz Rosa, Universidade Estácio de Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PPGE) vinculado à Linha de Pesquisa Currículo e Linguagem. É integrante do grupo de Pesquisa Currículo e Linguagem Cinematográfica. É associado à Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. É Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (2012) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Organização Curricular e Prática Docente (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Licenciado em Pedagogia (2007) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na Licenciatura em Pedagogia e coordenador da Pós-Graduação Lato-sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade Estácio de Sá (UNESA). É coordenador do Projeto de Pesquisa "Luz, Câmera e negritudes: O cinema negro na construção curricular nos cursos de formação de professores" (UNESA) e coordenador do GINCF: Grupo de Estudos Intelectualidade Negra, Currículo e Formação docente.Foi professor substituto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Licenciatura em Pedagogia na área de Didática e Prática de Ensino das Séries Iniciais.

Referências

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio - agosto, pp. 89-117. 2013

BERGALA, Alain. A hipótese cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2003. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramon. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado – V. 31, N. 1, Janeiro/Abril. 2016

CARVALHO, Noel dos Santos. Cinema e representação social: O cinema negro de Zózimo Bulbul. Tese (Doutorado em Sociologia). FFLCH-USP. São Paulo, 2005.

De JEFFERSON; VIANNA, Biza. Zózimo Bulbul: uma alma carioca. Rio de Janeiro, Centro Afro Carioca de Cinema, 2014.

FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: Reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

LIMA, Mônica. História da África. In Cadernos PENESB. OLIVEIRA, Iolanda; GONÇALVES, Maria das Graças; MULLER, Tânia Mara Pedroso Muller (orgs). Niterói: Ed. ALTERNATIVA/EDUFF, 2013.

MEINERZS, Carla Beatriz. Ensino de História, Diálogo Intercultural e Relações Étnico-Raciais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 59-77, jan./mar, 2017

MERCER, Koberna. Welcome to the jungle: news positions in black cultural studies. London: Routledge, 1994

MIGNOLO, Walter. Histórias locais, projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MIRANDA, Cláudia ; RIASCOS, Fanny Milenna Quiñones. Pedagogías Quilombolas y apredizajes decoloniales en la dinâmica organizacional de las poblaciones negras. Revista da ABPN, v. 8, n. 18 , p.25-43, 2015.

MOURA, Eduardo Santos. Inquietaçoes, decolonialidade e desobediência docente formação inicial de professores/as de artes visuais na América Latina. Revista Papeles,Vol. 9(18), pp. 21-33 , Julio-diciembre, 2017.

OLIVEIRA, Luiz Fer¬nandes de ; SALES, Sandra Regina. Educação e relações étnico-raciais: entre diálogos contemporâneos e políticas públicas. Petrópolis, RJ : De Petrus et Alii ; Brasília, DF: CAPES, 2014.

SOUZA, Edileuza Penha. Negritude, Cinema e Educação. Belo Horizonte: Mazza edições, 2011.

WALSH, C. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (org.) Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Downloads

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Rosa, F. P. (2022). A produção de presença negra por meio do cinema de Zózimo Bulbul no curso de formação de professores. Educação Em Foco, 25(45), 182–204. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.4638