O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954)

Autores

  • Elisângela Cândido da Silva Dewes UCS
  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4644

Palavras-chave:

Ensino rural, Formação de professores, Jornal Despertar

Resumo

Investigar a imprensa é uma forma de conhecer e compreender como, em distintos contextos, foram desenvolvidos os processos em torno da educação. Este estudo analisa aspectos da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul, a partir da compreensão acerca das representações contidas no periódico Despertar – objeto e fonte desta pesquisa, produzido pela Diretoria de Instrução Pública deste município, no período de 1947 a 1954. O estudo encontra-se no campo da História da Educação e tem, como referencial teórico, a História Cultural. Como método de pesquisa foi utilizada a análise documental, e como procedimento metodológico, a categorização de textos, iconografia e componentes gráficos, compreendidos nas cinquenta e três edições do Despertar. Compõem ainda os documentos analisados uma entrevista transcrita e identificada no arquivo público municipal feita com a professora Ester Troian Benvenutti – idealizadora do Despertar. 

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Biografia do Autor

Elisângela Cândido da Silva Dewes, UCS

Graduada em Jornalismo

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graudação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre e Doutor em Educação com estágio de Pós-doutorado pela Unisinos

Graduado em História, Graduado em Pedagogia e Acadêmico do curso de Geografia 

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Dewes, E. C. da S., & Souza, J. E. de. (2020). O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954). Educação Em Foco, 23(41), 402–421. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4644