Ditadura e educação na terra das araucárias
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4694Palavras-chave:
Ditadura, Educação, Paraná, Polícia políticaResumo
Os estudos sobre ditadura civil-militar brasileira são significativos nas últimas décadas, sendo que nos últimos anos pesquisas tem se dedicado a compreender as especificidades territoriais e de diferentes grupos que dela participaram. Nesta direção, o texto aqui apresentado tem a finalidade de explicitar características deste período no Estado do Paraná, no que tange a educação escolar a partir da análise de fontes primárias, em especial da documentação arquivada pela polícia política do Paraná, bem como a partir da legislação implementada. Este estudo foi delineado a partir da análise da organização do movimento estudantil paranaense, o que permite a compreensão de elementos fundamentais da educação escolar.Downloads
Referências
ABREU, J. S. de. Operação Pequeno Príncipe: A ação da polícia política no combate à doutrinação comunista nas pré-escolas Oficina e Oca (Curitiba, 1978). Dissertação (Mestrado em História) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, 2015.
BRASIL. Lei Federal 7.398/85 – Poder Legislativo assegura o funcionamento dos Grêmios Estudantis como entidades autônomas de representação dos estudantes. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7398.html. Acesso em 20 abril de 2019.
BUONICORE, A. A UNE: uma página perdida da história. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=1876&id_coluna=10. Acesso de 13 de janeiro de 2018.
CUNHA, P. R. da C. Militares e anistia no Brasil: um dueto desarmônico. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir. O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
FÁVERO, Maria de Lourdes de A. A UNE em tempos de autoritarismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.
GERMANO, J. W. Estado Militar e educação no Brasil (1964-1985). 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
HAGEMAYER, R. R. 1968: a derrubada do ensino pago no Paraná. In: MARTINS FILHO, João Roberto (org.). 1968 faz trinta anos. Campinas, SP: Mercado de letras, 1998.
HELLER, M. I. Resistência democrática: a repressão no Paraná. Rio de Janeiro: Paz e Terra: Curitiba: Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, 1988.
IANNI, Octavio. A Ditadura do grande capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
NERY, Vanderlei Elias. Diretas Já: mobilização das massas com direção burguesa. In: PINHEIRO, Milton. et al. Ditadura: o que resta da transição. São Paulo: Boitempo, 2014.
POERNER, A. J. O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. 5. ed. Rio de Janeiro: Booklink, 2004.
ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. 30. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.
SANFELICE, J. L. Movimento estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 64. São Paulo: Editora Alínea, 2008.
SAVIANI, D. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SCHMITT, S. L. Encontros e desencontros do movimento estudantil Secundarista Paranaense (1964-1985). Dissertação de Mestrado. Unioeste Cascavel – PR, 2011.
UNE, União Nacional dos Estudantes. Política Educacional. In: Departamento de Arquivo Público do Paraná. Arquivo DOPS, UNE-PRESS, pasta nº 1575, topografia 190, s/d.
UNE, União Nacional dos Estudantes. Caderno de Memória da UNE. In: Departamento de Arquivo Público do Paraná. Arquivo DOPS, UNE – XXXI Congresso, pasta n.º 2315, topografia 261, s/d.
UNE, União Nacional dos Estudantes. Teses do Paraná para o Congresso da UNE. In: Departamento de Arquivo Público do Paraná. Arquivo DOPS, UNE-PRESS, pasta n.º 2317, topografia 261.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Aceito 2021-02-08
Publicado 2021-08-30