Ditadura e educação na terra das araucárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4694

Palavras-chave:

Ditadura, Educação, Paraná, Polícia política

Resumo

Os estudos sobre ditadura civil-militar brasileira são significativos nas últimas décadas, sendo que nos últimos anos pesquisas tem se dedicado a compreender as especificidades territoriais e de diferentes grupos que dela participaram. Nesta direção, o texto aqui apresentado tem a finalidade de explicitar características deste período no Estado do Paraná, no que tange a educação escolar a partir da análise de fontes primárias, em especial da documentação arquivada pela polícia política do Paraná, bem como a partir da legislação implementada. Este estudo foi delineado a partir da análise da organização do movimento estudantil paranaense, o que permite a compreensão de elementos fundamentais da educação escolar.

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Biografia do Autor

Silvana Lazzarotto Schmitt, Instituto Federal do Paraná

Atualmente é professora do IFPR, com Dedicação exclusiva, ministrando aulas nos curso de licenciatura e especialização.

Possui graduação em pedagogia, mestrado em educação pela Unioeste/Cascavel e doutorado em Educação pela Unicamp/SP.

Pesquisa Movimento Estudantil no período da Ditadura Civil-militar. Também atua na formação continuada de professores.

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Lazzarotto Schmitt, S. (2021). Ditadura e educação na terra das araucárias. Educação Em Foco, 24(43), 32–56. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4694