A resistência popular ao ideário da elite intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4742

Palavras-chave:

Educação. Ensino Superior. Sociologia. Ultraconservadorismo. Resistência.

Resumo

Este artigo analisa, a partir da história presente, o retrocesso que o campo educacional vem sofrendo no Brasil com a ascensão da extrema-direita à presidência da República. Em especial, com a propagação da ideologia excludente que se instalou no Ministério da Educação. Trata-se de análise sociológica sobre a tentativa de apagamento dos incipientes avanços conquistados nas últimas décadas, principalmente no Ensino Superior, por parcela significativa da população cuja origem de nascimento se situa nas camadas de baixa renda. Analisamos o discurso ultraconservador e obscurantista do ministro da Educação, que desassocia mérito de oportunidades, o que revela o projeto elitista e antidemocrático em vigor.

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Biografia do Autor

Julia Siqueira Rocha, UFSC/UDESC

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), vinculado à linha de Sociologia e História da Educação, com estágio na Université de Strasbourg, França. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), graduação em Pedagogia, com habilitação em supervisão escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992). Atua como pesquisadora por meio do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq) e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq), ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Catarina. Exerce a função de consultora educacional na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, diversidades e direitos humanos, escola, violências, pedagogia, adolescentes, socioeducação, currículo e multidisciplinaridade.

Tatiana Pires Escobar, Instituto Federal Catarinense

Possui doutorado em Educação pela UFSC (2019), vinculado à linha de Sociologia e História da Educação. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como pesquisadora por meio do GPEFESC/CNPq e pelo LAPSB/CNPq, ambos vinculados a UFSC. Atualmente é docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense.

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (2014), doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes – Paris V Sorbonne (2001), mestrado em Ciências Sociais pela UFSC (1991) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). Atualmente é professora associada do Centro de Ciências da Educação da UFSC e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Na UFSC atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

Rocha, J. S., Escobar, T. P., & Valle, I. R. (2020). A resistência popular ao ideário da elite intelectual. Educação Em Foco, 23(40), 191–206. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4742