Educação ambiental como ferramenta para o controle do consumo de produtos geradores de resíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4747

Palavras-chave:

Educação formal, Impacto ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Este artigo busca apresentar informações de como a Educação Ambiental pode tornar-se uma ferramenta necessária para controle do consumo de produtos geradores de resíduos. O processo de construção dessa análise perpassa pelo entendimento da necessidade de promover a sustentabilidade, buscando atender dentro de uma visão mais ampla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito é averiguar como a Educação Ambiental ao atingir diversos públicos em suas diversas modalidades, tendo como destaque o âmbito formal, pode colaborar com sua valiosa oferta de conhecimentos para minimizar o avanço da degradação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlinda Maria Rodrigues Carmo, Universidade Católica do Salvador

Professora do Ensino Médio da rede estadual de educação da Bahia, atualmente discente do Mestrado em Planejamento Ambiental  da Universidade Católica do Salvador.

Kátia Regina Benati, Universidade Católica do Salvador

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2005). Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela UFBA (2009) e Doutora em Ecologia pela UFBA (2014). Professora da graduação e da pós graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Membro dos Colegiados do Curso de Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental.

Referências

ABRELPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. São Paulo. Disponível em: http://abrelpe.org.br/panorama/. Acesso em: 05 ago. 2019.

ANDRADE, J. D. N. L. Educação ambiental nas séries iniciais (2º ao 5º) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Geografia)- Pró Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Poder Executivo, 05 out. 1988.

______. Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Poder Executivo, 20 dez. 2006.

______. Lei n º 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

______. Lei n º 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 02 ago. 2010.

CAMPOS, Ana Carolina Souza; ESTENDER, Antônio Carlos; MACEDO, Daniela. O Ambiente e a Sustentabilidade no Ramo Hoteleiro. Revista de Administração do UNISAL, São Paulo, v. 5, n. 7, 2015.

CAVALCANTI, Clóvis. Concepções da economia ecológica: suas relações com a economia dominante e a economia ambiental. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, 2010.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 7. ed. São Paulo: Gaia, 2001.

ESCOLAS SUSTENTAVEIS. Centro de informações sobre reciclagem e meio ambiente. Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/notícias/escolas-sustentáveis. Acesso em 17 mar. 2020.

FREIRE, M. A. Educação para a Sustentabilidade: Implicações para o Currículo Escolar e para a Formação de Professores. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 141-154, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: EGA, 1996.

FERREIRA, NauraSyriaCarapeto. Gestão Democrática de Educação: atuais tendências, novos desafios. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FURTADO, João Salvador. Sustentabilidade Empresarial: Guia de Práticas Econômicas, Ambientais e Sociais. Salvador: NEAMA/ CRA, 2005. 177 f.

GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

HUSS, Adriele Cristina; SALOMÃO, Gabriele de Marchi; COSTA, Marcello Pereira. Obsolescência programada e o direito do consumidor. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 14, n. 14, p. 71-80, jun. 2019. ISSN 2674-7251. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/1063. Acesso em: 08 nov. 2019.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade.Cad. Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-206, mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742003000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 set. 2019.

LIMA, G.F.C. Consumo e Resíduos Sólidos no Brasil: as contribuições da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n. 37, p.47-57, set. 2015.

LOGAREZZI, A. Contribuições conceituais para o gerenciamento de resíduos sólidos e ações de educação ambiental. In: JUNIOR, Antônio Thomaz et al. Resíduos sólidos no pontal do Paranapanema. Presidente Prudente: UNESP, 2004. 276 p.

LOURENÇÃO, Claudemir; RASNHESKI, Fernando; MACHADO, Ferreira Ilma. Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possiblewaystoovercomecapitalistlogicv. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 22, n. 37, 2019.

Disponível:http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/search/search?simpleQuery=escolas+do+campo&searchField=query. Acessoem: 08 nov. 2019.

LEFF, Enrique. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. In: A. Philippi Jr., C. E. M. Tucci, D. J. Hogan, R. Navegantes (orgs). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. p. 19 -51.

MARQUES, Jessica Isadora Santana. Práticas de Logística Verde: Uma análise sobre a aderência às práticas de logística verde pelas empresas brasileiras que apresentam relatório de sustentabilidade. 2013. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto – SP, 2013.

MACEDO, M.A.; Ramos, M.C. Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos: Caminho para um Futuro Sustentável. Eduser - Revista de Educação, v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/65. Acesso em: 20 dez. 2017.

MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.

OLIVEIRA, Kleber Andolfatode; PAGLIOSA CORONA, HiedaMaria. A percepção ambiental como ferramenta de propostas educativas e de políticas ambientais. Revista Científica ANAP Brasil, v. 1, n. 1, mar. 2011. ISSN 1984-3240. Disponível em: http://amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/anap_brasil/article/view/4. Acesso em: 09 nov. 2019.

ONU BRASIL. Organizações Nações Unidas no Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil/. Acesso em: 07 set. 2019.

ONU. Organizações Nações Unidas. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-meio-ambiente-aponta-lacunas-na-reciclagem-global-de-plastico./Acessoem: 08 nov. 2019.

ROOS, A.; BECKER, L. S. B. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/reget/article/view/4259. Acesso em: 07 set. 2019.

TRAJBER, Rachel; SATO, Michele. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. especial, p. 70-78, 2010.

TREVISOL, Joviles Vitório; SORRENTINO, Marcos. A Educação Ambiental em uma Sociedade de Risco: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade. 1. ed. Joaçaba: UNOESC, 2013.

KONDRAT, Hebert; MACIEL, Maria Delourdes. Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 55, p. 825-846, dec. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782013000400002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 set. 2019.

Downloads

Publicado

02/04/2021

Como Citar

Carmo, A. M. R., & Benati, K. R. (2021). Educação ambiental como ferramenta para o controle do consumo de produtos geradores de resíduos. Educação Em Foco, 24(42), 179–193. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4747