Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4750Palavras-chave:
Ensino de Arte, Abordagem Triangular, Fotografia.Resumo
O artigo reflete sobre experimentações no ensino de Arte por meio da fotografia em duas vivências na educação formal – Ensino Superior e Educação Básica. Essas experiências guiaram-se pela Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Realizamos observação participante, aulas-oficinas e entrevista com estudantes. Concluímos que a intervenção com fotografia provocou atitudes e conceitos em relação a esta arte. Observamos uma importante ampliação do repertório cultural dos estudantes por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas como Sebastião Salgado (2000; 1997) e Geraldo de Barros (1949; 1950). Analisamos ainda a percepção da possibilidade da fotografia ser trabalhada como um aliado de ações pedagógicas e que tende a despertar as pessoas para o debate sobre temas de relevância social e política.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BARBOSA, Ana Mae. As mutações do conceito e da prática. In: __________. (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie. A formação do professor de arte: do ensaio... à encenação. – Campinas, SP: Papirus, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAMPOS, Ricardo. Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis. In: Revista Sociologia, problemas e práticas, nº 63, 2010.
CARVALHO, Lívia Marques. CAROLINO, Jaqueline Alves. Abordagem Triangular e as estratégias de um educador social. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
CLÁUDIO, Ana Luiza de Abreu. “Êxodos” e as migrações contemporâneas: Um estudo sobre o discurso fotográfico de Sebastião Salgado. 2008. 115p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Curso de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2008.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUARTE-JUNIOR, João Francisco. A Montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas-SP: Papirus, 2010.
FERRARI, Solange dos Santos Utuari... [et al.]. Arte por toda parte: volume único / 2. ed. São Paulo: FTD, 2016.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GUIMARÃES. Leda. Processos de triangulação na trajetória docente: da educação artística a educação à distância. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, M. Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para andarilhos na cultura. 2ª edição. São Paulo: Intermeios, 2012.
MARTINS, Mirian C. F. Dias. Arte, só na aula de arte? In: Revista Educação. Porto Alegre, V. 34, nº 3, p. 311-316, set./dez. 2011.
MARTINS, Mirian Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, M. Terezinha Telles Guerra. São Paulo: FTD, 2010.
Autora 1, 2016.
Autora 1, 2019.
MRAZ, John. Sebastião Salgado: Maneiras de ver a América Latina. Tradução de Geraldo A. Lobato Franco. 1991. Disponível em: www.studium.iar.unicamp.br/19/salgado/SSALGADO.pdf. (Acesso em: 17/04/2020).
PAVIANI, N. M.; FONTANA, N. M. “Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência”. In: Revista Conjectura: filosofia e educação. Caxias do Sul, v. 14, nº 2, p. 77-88, maio/agosto, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. O Ensino de Arte e sua pesquisa: possibilidades e desafios. In: NAZARIO, L.; FRANÇA, Patrícia (Org). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Autora 2, 2020.
SALGADO, Sebastião. Êxodos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SALGADO, Sebastião. Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SNYDERS, Georges. Feliz na Universidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Aceito 2020-08-19
Publicado 2020-12-18