Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4750

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Abordagem Triangular, Fotografia.

Resumo

O artigo reflete sobre experimentações no ensino de Arte por meio da fotografia em duas vivências na educação formal – Ensino Superior e Educação Básica. Essas experiências guiaram-se pela Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Realizamos observação participante, aulas-oficinas e entrevista com estudantes. Concluímos que a intervenção com fotografia provocou atitudes e conceitos em relação a esta arte. Observamos uma importante ampliação do repertório cultural dos estudantes por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas como Sebastião Salgado (2000; 1997) e Geraldo de Barros (1949; 1950). Analisamos ainda a percepção da possibilidade da fotografia ser trabalhada como um aliado de ações pedagógicas e que tende a despertar as pessoas para o debate sobre temas de relevância social e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutoranda em Educação (UFC). Doutora em Educação (UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UECE). Licenciada em Arte-educação (Centro Universitário UniGrande Fortaleza). Bacharela em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI. Coordena o Projeto de Extensão Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI – NACE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH.

Mírian Soares Rocha, Rede Estadual de Ensino do Ceará.

Mestre em Artes pelo PPGARTES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE. Professora Efetiva de Arte da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

José Maximiano Arruda Ximenes Lima, Instituto Federal de Educação do Ceará - IFCE.

Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará e Licenciado em Educação Artística (Lic.Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Titular do Departamento de Artes/IFCE dos referidos cursos: Licenciatura em Artes Visuais, Mestrado profissional em Artes. Atua também no Mestrado PROFARTES-UFC. Representa a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) no Ceará. Avaliador do PNLD/2015-ARTE, PNLD/2018 e Coordenador Pedagógico do PNLD/2019-ARTE; e líder do Grupo de Pesquisa Arte UM/CNPQ-IFCE.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. As mutações do conceito e da prática. In: __________. (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie. A formação do professor de arte: do ensaio... à encenação. – Campinas, SP: Papirus, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMPOS, Ricardo. Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis. In: Revista Sociologia, problemas e práticas, nº 63, 2010.

CARVALHO, Lívia Marques. CAROLINO, Jaqueline Alves. Abordagem Triangular e as estratégias de um educador social. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

CLÁUDIO, Ana Luiza de Abreu. “Êxodos” e as migrações contemporâneas: Um estudo sobre o discurso fotográfico de Sebastião Salgado. 2008. 115p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Curso de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2008.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUARTE-JUNIOR, João Francisco. A Montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas-SP: Papirus, 2010.

FERRARI, Solange dos Santos Utuari... [et al.]. Arte por toda parte: volume único / 2. ed. São Paulo: FTD, 2016.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GUIMARÃES. Leda. Processos de triangulação na trajetória docente: da educação artística a educação à distância. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

MARTINS, M. Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para andarilhos na cultura. 2ª edição. São Paulo: Intermeios, 2012.

MARTINS, Mirian C. F. Dias. Arte, só na aula de arte? In: Revista Educação. Porto Alegre, V. 34, nº 3, p. 311-316, set./dez. 2011.

MARTINS, Mirian Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, M. Terezinha Telles Guerra. São Paulo: FTD, 2010.

Autora 1, 2016.

Autora 1, 2019.

MRAZ, John. Sebastião Salgado: Maneiras de ver a América Latina. Tradução de Geraldo A. Lobato Franco. 1991. Disponível em: www.studium.iar.unicamp.br/19/salgado/SSALGADO.pdf. (Acesso em: 17/04/2020).

PAVIANI, N. M.; FONTANA, N. M. “Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência”. In: Revista Conjectura: filosofia e educação. Caxias do Sul, v. 14, nº 2, p. 77-88, maio/agosto, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16

PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. O Ensino de Arte e sua pesquisa: possibilidades e desafios. In: NAZARIO, L.; FRANÇA, Patrícia (Org). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Autora 2, 2020.

SALGADO, Sebastião. Êxodos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SALGADO, Sebastião. Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SNYDERS, Georges. Feliz na Universidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

Moraes, A. C., Rocha, M. S., & Lima, J. M. A. X. (2020). Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco. Educação Em Foco, 23(41), 33–53. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4750