Apropriações das mídias digitais na formação conceitual e na construção conjunta de significados na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4772

Palavras-chave:

Formação de Conceitos, Didática, Aprendizagem, Mídias Digitais, Mediação.

Resumo

Este artigo almeja compreender as formas de apropriações e uso das mídias digitais nas práticas acadêmicas de estudantes universitários. Com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e com características da pesquisa-intervenção, a pesquisa foi realizada junto a uma turma de 41 estudantes do curso de Pedagogia. A teoria da cognição distribuída foi tomada como unidade de análise. Os dados revelam que os jovens se apropriaram das mídias digitais de diferentes formas e para diversos fins. Com isso, evidenciaram-se duas grandes categorias: como mediadora na formação conceitual, por meio do diálogo, confrontos cognitivos e compartilhamento e também como ferramenta de construção conjunta de significados, por meio da parceria intelectual, participação colaboração e ajuda mútua. O estudo evidencia ainda que ao vivenciar experiências desafiadoras e diferenciadas com as mídias digitais, os estudantes se apropriam destas como mediadoras dos processos formativos e isso favorece a formação conceitual na universidade.

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Biografia do Autor

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Professora do departamento de educação da Universidade Estadual de Londrina, atuo nas áreas de didática, tecnologia educacional, avaliação e formação de professores.

dircemoraes@uel.br

Claudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

Professora do Departamento de educação Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Psicologia e Pedagogia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância; comunicação e educação; mídia-educação; formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e representação social.

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Moraes, D. A. F. de, & Lima, C. M. de. (2021). Apropriações das mídias digitais na formação conceitual e na construção conjunta de significados na universidade. Educação Em Foco, 24(42), 259–278. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4772