Apropriações das mídias digitais na formação conceitual e na construção conjunta de significados na universidade
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4772Palavras-chave:
Formação de Conceitos, Didática, Aprendizagem, Mídias Digitais, Mediação.Resumo
Este artigo almeja compreender as formas de apropriações e uso das mídias digitais nas práticas acadêmicas de estudantes universitários. Com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e com características da pesquisa-intervenção, a pesquisa foi realizada junto a uma turma de 41 estudantes do curso de Pedagogia. A teoria da cognição distribuída foi tomada como unidade de análise. Os dados revelam que os jovens se apropriaram das mídias digitais de diferentes formas e para diversos fins. Com isso, evidenciaram-se duas grandes categorias: como mediadora na formação conceitual, por meio do diálogo, confrontos cognitivos e compartilhamento e também como ferramenta de construção conjunta de significados, por meio da parceria intelectual, participação colaboração e ajuda mútua. O estudo evidencia ainda que ao vivenciar experiências desafiadoras e diferenciadas com as mídias digitais, os estudantes se apropriam destas como mediadoras dos processos formativos e isso favorece a formação conceitual na universidade.
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Aceito 2020-12-08
Publicado 2021-04-02