O desenvolvimento do interesse da docência no contexto do Programa da Residência Pedagógica em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4775

Palavras-chave:

Políticas de valorização Docente, Modelo de Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse (MDI), Interesse pela docência

Resumo

Esta pesquisa trata de um estudo sobre a questão do desenvolvimento do interesse pela docência, a partir de um grupo de acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Residência Pedagógica. Teve como objetivo investigar o interesse deles pela docência a partir deste Programa que os levou à prática docente. Eles foram entrevistados e suas respostas analisadas a partir do referencial da Análise Textual Discursiva. Fundamentadas no Modelo de Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse, as categorias de análise efetivadas evidenciaram que elementos externos acionadores do despertar do interesse favoreceram à permanência dos licenciandos no Programa, e que sua participação em ações formativas congêneres e anteriores, assim como nas atividades propostas ao longo da Residência Pedagógica, contribuíram para sua permanência na licenciatura, promovendo desenvolvimento individual no âmbito da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Shizue Abe

Mestre em Ensino pelo PPGEN (UENP), especialista em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva (FAVENI), Biologia Vegetal (FFALM), especialista pelo PDE ( SEED/PR),cursa especialização em Ensino de Biologia (UEL), especialização em Ensino de Ciências (UFTPR), especialização em Docência na Educação Básica (IFMG), graduada em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática (FAFI). Participa do GPEFOP- Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP. É professora de Ciências na SEED/PR. Supervisora bolsista do PIBID/Ciências.

Sérgio de Mello Arruda, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL), Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP).

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. 

Lucken Bueno Lucas, Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP - Campus Cornélio Procópio

 

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Bioética, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (Bolsas CAPES). É professor efetivo do Colegiado de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP - Campus Cornélio Procópio. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino no período 2015-2019. Atua como consultor da Área de Ensino na CAPES desde 2018. É membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. É editor-assistente da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE. Lidera o GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP. Participou como coordenador de área do PIBID (Ciências e Biologia) nos editais de 2014-2017 e 2018-2019. Desenvolve pesquisas nas Áreas de Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) e Educação Matemática, Formação de Professores (Saberes Docentes) e Axiologia aplicada ao Ensino.

Maria Ida Lima, SEED- PR

Possui Mestrado Profissional em Ensino, realizado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade do Norte do Paraná - PPGEN/UENP (2017 - 2019). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (2017) pela UCESP - Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo. Graduação em Licenciatura em Ciências (1999) - Habilitação em Biologia (2000) - e Especialização em Fundamentos em Ciências Naturais (2000) ambos na Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio. Especializaçôes, em andamento, de Ensino de Ciência da UTFPR, e em Docência do Ensino Superior (2019) pela Faculdade UNINA e Educar para a Cidadania (2013) realizado pela Faculdade São Paulo. Atuou como bolsista supervisora do Programa PIBID no Subprojeto de Ciências/Biologia da UENP - campus de Cornélio Procópio (2014 - 2017), acompanhando e supervisionando a formação inicial de licenciandos. Tem experiência no Ensino Fundamental - anos iniciais (2003 - 2018) e na área de Biologia no Ensino Médio (2012 - 2015). Atua como docente no Ensino Fundamental - anos finais, na disciplina de Ciências por meio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (2008 - 2020). Participa do GPEFOP- Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP.

Referências

ARRUDA, Sergio de Mello; PORTUGAL, Khalil Oliveira; PASSOS, Marinez Meneghello. Focos da aprendizagem: revisão, desdobramentos e perspectivas. REPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Universidade Estadual do Norte do Paraná Cornélio Procópio, v. 2, n. 1, p. 91-121, 2018.

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; FREGOLENTE, Alexandre (2012). Focos da aprendizagem docente. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, 5(3), 25-48.

CAPES. Programa de Residência Pedagógica. 2016. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 10 nov. 2019.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas.1 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

HIDI, S., & RENNINGER, K. A. The four-phase model of interest development. Educational sychologist., v. 41, p. 111-127, 2006.

HIDI, S., RENNINGER, K. A., & KRAPP, A. Interest, a motivational variable that combines affect and cognitive functioning. In DAY, D. Y.; STERNBERG, R. J. (Eds.). Motivation, emotion, and cognition: integrative perspectives on intellectual functioning and development, Mahwah, NJ: Erlbaum, p. 89-115, 2004.

HOUAISS. Dicionário conciso. São Paulo: Moderna, 2011.

MARTIN, George Francisco Santiago; ARRUDA, Sergio Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. O modelo de quatro fases do desenvolvimento do interesse aplicado à aprendizagem da docência. Investigações em Ensino de Ciências, v.21, n.1, p.46-61, 2016.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria Carmo (2011). Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed.São Paulo: Cortez, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.17 ed.Petrópolis: Vozes., 2014.

Downloads

Publicado

02/04/2021

Como Citar

Abe, R. S., Arruda, S. de M., Lucas, L. B., & Lima, M. I. (2021). O desenvolvimento do interesse da docência no contexto do Programa da Residência Pedagógica em Ciências Biológicas . Educação Em Foco, 24(42), 279–299. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4775