O desenvolvimento do interesse da docência no contexto do Programa da Residência Pedagógica em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4775Palavras-chave:
Políticas de valorização Docente, Modelo de Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse (MDI), Interesse pela docênciaResumo
Esta pesquisa trata de um estudo sobre a questão do desenvolvimento do interesse pela docência, a partir de um grupo de acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Residência Pedagógica. Teve como objetivo investigar o interesse deles pela docência a partir deste Programa que os levou à prática docente. Eles foram entrevistados e suas respostas analisadas a partir do referencial da Análise Textual Discursiva. Fundamentadas no Modelo de Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse, as categorias de análise efetivadas evidenciaram que elementos externos acionadores do despertar do interesse favoreceram à permanência dos licenciandos no Programa, e que sua participação em ações formativas congêneres e anteriores, assim como nas atividades propostas ao longo da Residência Pedagógica, contribuíram para sua permanência na licenciatura, promovendo desenvolvimento individual no âmbito da docência.
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