A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4785Palavras-chave:
Arte, Educação Estética, Teoria Histórico-Cultural, SentimentosResumo
Mobilizados pela questão “educar a sensibilidade por meio da arte é possível?”, realizamos uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujo objetivo foi identificar possibilidades de educação estética na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente caracterizamos as emoções e sentimentos humanos de acordo com o referencial teórico-metodológico mencionado, indicando a possibilidade de uma educação estética desde a infância. Em seguida, apresentamos uma síntese das críticas realizadas por Vigotski sobre as iniciativas para educação estética realizadas em seu tempo relacionando-as à atualidade. Após, problematizamos as relações entre vivências estéticas, criação artística e educação e concluímos indicando possibilidades da arte para o desenvolvimento dos sentimentos estéticos no contexto da educação básica.
Downloads
Referências
BLAGONADEZHINA, L. V. Las emociones y los sentimientos. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A.N.; RUBINSHTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. M. Psicología. Trad. Florencio Villa Landa. 3. ed. México: Editorial Grijalbo, 1969.
CHAVES, Marta. Enlaces da Teoria Histórico-Cultural com a Literatura Infantil. In: ______ (Org.). Práticas Pedagógicas e Literatura Infantil. 1. ed. Maringá: Eduem, 2011b, v. 1, p. 97-106.
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LEONTIEV, Dmitry A. Funções da arte e Educação Estética. In: FRÓIS, João Pedro (Coord.) Educação Estética e Artística: abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
LURIA, A. N. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
MARTINS, Lígia Márcia. A dinâmica consciente / inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 678-689, 2016. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541, acesso em 03 de maio de 2020.
PERES, Juan J. Jové. Arte, psicología y educación. Fundamentación vygotskyana de la educación artística. Madrid: A. Machado Libros, 2002.
SANTANA, Claudia da Costa Guimaraes. A Pedologia Histórico-Cultural de Vigotski. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
SHUARE, Marta. A psicologia soviética: meu olhar. Tradução: Laura Marisa Carnielo Calejon. São Paulo: Terracota editora, 2018.
TOLSTÓI, Leon. O que é arte? A polêmica visão do autor de Guerra e Paz. Tradução Bete Torii. 2. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira. 2016.
VIGOTSKI, L. S. Educação estética. In:______. Psicologia pedagógica: edição comentada. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003a.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. Tradução e revisão técnica: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018a.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. 2ª Tiragem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia; organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Cláudia da Costa Guimarães Santana. - 1. ed. - Rio de Janeiro : EPapers, 2018b.
VIGOTSKY, L. S. Teoría de las emociones: estudio histórico-psicológico. Trad. Judith Viaplana. Madrid: Akal, 2004.
VYGOTSKY, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: ______. Obras Escogidas. Tomo III. Problemas del desarollo de la psique. Tradução: Lydia Kuper. 2.ed. Madrid: Visor Dis., 2003.
VYGOTSKY, L. S. Las emociones y su desarrollo en la edad infantil. In: ______. Obras Escogidas. Tomo IV. Psicología infantil. Tradução: Lydia Kuper. 2.ed. Madrid: A. Machado Libros, 2006
ZAPOROTZHETS, A. V. Os sentimentos. Trad. Lucielle Farias Arantes. Revisão técnica: Roberto Valdés Puentes. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, Roberto Valdés; (org.). Ensino desenvolvimental: antologia. Livro I. tradutores: Ademir Damazio... [et al]. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. (Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Serie ensino desenvolvimental; v. 4).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.