A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos

Autores

  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Chaves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4785

Palavras-chave:

Arte, Educação Estética, Teoria Histórico-Cultural, Sentimentos

Resumo

Mobilizados pela questão “educar a sensibilidade por meio da arte é possível?”, realizamos uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujo objetivo foi identificar possibilidades de educação estética na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente caracterizamos as emoções e sentimentos humanos de acordo com o referencial teórico-metodológico mencionado, indicando a possibilidade de uma educação estética desde a infância. Em seguida, apresentamos uma síntese das críticas realizadas por Vigotski sobre as iniciativas para educação estética realizadas em seu tempo relacionando-as à atualidade. Após, problematizamos as relações entre vivências estéticas, criação artística e educação e concluímos indicando possibilidades da arte para o desenvolvimento dos sentimentos estéticos no contexto da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Especialização em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2019). Recebeu bolsa da Fundación Carolina para pesquisa na Universidad de Huelva - Espanha (2018). É coordenador do Conselho Acadêmico do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (2019-2020). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI) e o Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagem (ARTEI). Pesquisa sobre ensino das artes visuais na educação escolar, educação estética e mediação cultural em artes visuais.

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011). É professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Literatura Infantil, Arte e Intervenções Pedagógicas.

Referências

BLAGONADEZHINA, L. V. Las emociones y los sentimientos. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A.N.; RUBINSHTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. M. Psicología. Trad. Florencio Villa Landa. 3. ed. México: Editorial Grijalbo, 1969.

CHAVES, Marta. Enlaces da Teoria Histórico-Cultural com a Literatura Infantil. In: ______ (Org.). Práticas Pedagógicas e Literatura Infantil. 1. ed. Maringá: Eduem, 2011b, v. 1, p. 97-106.

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LEONTIEV, Dmitry A. Funções da arte e Educação Estética. In: FRÓIS, João Pedro (Coord.) Educação Estética e Artística: abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

LURIA, A. N. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MARTINS, Lígia Márcia. A dinâmica consciente / inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 678-689, 2016. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541, acesso em 03 de maio de 2020.

PERES, Juan J. Jové. Arte, psicología y educación. Fundamentación vygotskyana de la educación artística. Madrid: A. Machado Libros, 2002.

SANTANA, Claudia da Costa Guimaraes. A Pedologia Histórico-Cultural de Vigotski. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

SHUARE, Marta. A psicologia soviética: meu olhar. Tradução: Laura Marisa Carnielo Calejon. São Paulo: Terracota editora, 2018.

TOLSTÓI, Leon. O que é arte? A polêmica visão do autor de Guerra e Paz. Tradução Bete Torii. 2. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira. 2016.

VIGOTSKI, L. S. Educação estética. In:______. Psicologia pedagógica: edição comentada. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003a.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. Tradução e revisão técnica: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018a.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. 2ª Tiragem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia; organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Cláudia da Costa Guimarães Santana. - 1. ed. - Rio de Janeiro : EPapers, 2018b.

VIGOTSKY, L. S. Teoría de las emociones: estudio histórico-psicológico. Trad. Judith Viaplana. Madrid: Akal, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: ______. Obras Escogidas. Tomo III. Problemas del desarollo de la psique. Tradução: Lydia Kuper. 2.ed. Madrid: Visor Dis., 2003.

VYGOTSKY, L. S. Las emociones y su desarrollo en la edad infantil. In: ______. Obras Escogidas. Tomo IV. Psicología infantil. Tradução: Lydia Kuper. 2.ed. Madrid: A. Machado Libros, 2006

ZAPOROTZHETS, A. V. Os sentimentos. Trad. Lucielle Farias Arantes. Revisão técnica: Roberto Valdés Puentes. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, Roberto Valdés; (org.). Ensino desenvolvimental: antologia. Livro I. tradutores: Ademir Damazio... [et al]. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. (Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Serie ensino desenvolvimental; v. 4).

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

Stein, V., & Chaves, M. (2020). A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos. Educação Em Foco, 23(41), 91–109. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4785