Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)

Autores

  • Daniela Gomes de Mattos Pedroso Universidade Federal Do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4792

Palavras-chave:

Memória, Infância, Ensino de Arte, Educação do sensível

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos em minha investigação de doutorado em Educação, com o objetivo de analisar as representações da educação e da arte presentes nas narrativas de memória de infância de professoras de Arte da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas; as produzidas ou utilizadas pelas professoras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível.

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Biografia do Autor

Daniela Gomes de Mattos Pedroso, Universidade Federal Do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação. Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Linha de Pesquisa Praticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura em Artes Plásticas - pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Psicomotricidade pela Fundação da Universidade Federal do Paraná. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Fidelis. Atuou durante 14 anos como membro da equipe de Arte de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação - Curitiba. Autora do livro Poty: Murais Curitibanos, publicado em 2006. Autora de materiais didáticos das Editoras Positivo e Moderna. Atua principalmente nos seguintes temas: arte, artes visuais, educação e ensino de arte.

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Pedroso, D. G. de M. (2021). Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990). Educação Em Foco, 24(42), 45–67. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4792