Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4792Palavras-chave:
Memória, Infância, Ensino de Arte, Educação do sensívelResumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos em minha investigação de doutorado em Educação, com o objetivo de analisar as representações da educação e da arte presentes nas narrativas de memória de infância de professoras de Arte da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas; as produzidas ou utilizadas pelas professoras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível.
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