O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4838Palavras-chave:
Ensino de Arte, Pedagogia, Educação Infantil, Ensino FundamentalResumo
O artigo tematiza o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizado por professores graduados em Pedagogia, sem formação específica para esse componente curricular. O estudo, de caráter bibliográfico, destaca: uma retrospectiva histórica sobre o ensino de Arte no Brasil; aspectos teórico-metodológicos para o ensino de Arte, com ênfase à abordagem criada por Ana Mae Barbosa, baseada no “ler, contextualizar, fazer”; um mapeamento de referências da legislação brasileira para o ensino de Arte, incluindo a Base Nacional Curricular Comum. O estudo reforça a importância da formação contínua dos pedagogos que atuam no ensino de Arte e conclui que esse componente possui uma potência pedagógica em favor do desenvolvimento da condição estética e crítica dos estudantes. Sublinha, ainda, a necessidade de superação do ensino de Arte como atividade incidental, em favor de um ensino integrado e planejado.
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Aceito 2020-07-16
Publicado 2020-12-18