O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4838

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Pedagogia, Educação Infantil, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo tematiza o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizado por professores graduados em Pedagogia, sem formação específica para esse componente curricular. O estudo, de caráter bibliográfico, destaca: uma retrospectiva histórica sobre o ensino de Arte no Brasil; aspectos teórico-metodológicos para o ensino de Arte, com ênfase à abordagem criada por Ana Mae Barbosa, baseada no “ler, contextualizar, fazer”; um mapeamento de referências da legislação brasileira para o ensino de Arte, incluindo a Base Nacional Curricular Comum. O estudo reforça a importância da formação contínua dos pedagogos que atuam no ensino de Arte e conclui que esse componente possui uma potência pedagógica em favor do desenvolvimento da condição estética e crítica dos estudantes. Sublinha, ainda, a necessidade de superação do ensino de Arte como atividade incidental, em favor de um ensino integrado e planejado.

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Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Educação (universidade Federal Fluminense), com pós-doutoramento em Ciências da Educação (Universidade do Porto/Portugal). Professor na Univerisdade Federal do Acre, onde atua no Curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPGE/UFAC). Estuda temáticas na área de fundamentos e gestão da educação.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Lopes de Lima, J. F. (2020). O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Em Foco, 23(41), 110–127. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4838