Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos

Autores

  • Lóren Graziela Carneiro Lima UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
  • Vânia Aparecida Costa Universidade Federal do Rio grande do Norte ( DPEC/CE/UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4840

Palavras-chave:

Educação do Campo, Metodologia, História oral, Pará de Minas

Resumo

O presente artigo objetiva aprofundar sobre os desafios metodológicos encontrados ao se realizar uma pesquisa em educação no território do campo na microrregião de Pará de Minas/MG. O contato com o campo orientou-se por princípios da História Oral e foi possível observar a diversidade de espaços, territórios e modus vivendi dentro de uma mesma microrregião, sendo assim, trazer à pesquisa as percepções, falas e experiências dos sujeitos. Para isso, foi necessário uma reflexão dialógica com teorias metodológicas que questionam o paradigma epistemológico científico que muitas vezes engessam as pesquisas qualitativas que têm em seus sujeitos colaboradores a luz das informações a serem discutidas e demonstradas.

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Biografia do Autor

Lóren Graziela Carneiro Lima, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Atuou como professora substituta do Departamento de História do Instituto de Estudos do Trópico Úmido/ Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, campus de Xinguara de 2017 a 2019. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - em 2016 com ênfase em Educação do Campo. Graduada em Historia pela Universidade de Itaúna-MG, com especialização em História e Cultura de Minas Gerais pela PUC-MG. Possui aperfeiçoamento em História da África e Cultura Afro-Brasileira, pela UFMG. Exerceu o Magistério na Educação Básica lecionando disciplinas de História, Filosofia e Sociologia em Escolas do Campo em Pará de Minas de 2003 a 2014. Coordenou, elaborou e executou oficinas de capacitação de profissionais da educação básica em municípios de Minas Gerais nos conteúdos de educação patrimonial, identidade e relações étnico-raciais de 2010 a 2014. Coordenou o Setor Educativo do Museu Histórico de Pará de Minas/MG de 2009 a 2014. Ministrou disciplinas em turma de pós-graduação lato sensu em curso "Gestão Aplicada à Educação" Faculdade da Amazônia/Belém-PA. Atualmente realiza pesquisas relacionadas ao Sul e Sudeste do Pará em documentação localizada no acervo da Comissão Pastoral da Terra, no município de Xinguara-PA.

Vânia Aparecida Costa, Universidade Federal do Rio grande do Norte ( DPEC/CE/UFRN)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) com estágio (sanduíche) no Departamento de Investigaciones Educativas do CINVESTAV, México (FAPEMIG/2008). Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), vinculada ao Programa de pós-graduação em Educação da FaE/Uemg, integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA/FaE/Uemg). Foi Pró-reitora de Extensão da Uemg no período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2016. Atualmente é professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículos do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte ( DPEC/CE/UFRN). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura em contextos da Educação do Campo, educação de jovens e adultos do campo; ensino de língua portuguesa.

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Lima, L. G. C., & Vânia Aparecida Costa. (2021). Educação do Campo na Microrregião de Pará de Minas: desafios teórico-metodológicos. Educação Em Foco, 24(43), 221–241. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4840