Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4870

Palavras-chave:

Pedagogia Mítica, Imaginário, Educação, Sensibilidade, Cida Pedrosa

Resumo

Esta pesquisa articula os significados sensíveis sobre a pedagogia mítica presentes na literatura da poeta Cida Pedrosa. A partir das articulações entre educação e imaginário, em interface com a cultura e a literatura, são relacionadas algumas dimensões do fenômeno do educar com base na teoria do Imaginário de Gilbert Durand. O problema que orienta a presente pesquisa é: quais são os principais significados pedagógicos em torno da imaginação e da cultura dimensionados na obra literária de Cida Pedrosa?  De caráter fenomenológico, a pesquisa ressalta a potencialidade do pensamento literário da autora eleita enquanto estratégia sensível para questionar e ampliar os paradigmas educacionais. Evidencia o carater poético ligado à imaginação simbólica e a outras linguagens presentes neste campo do saber. Aduz à pedagogia mítica como sendo a poetização da existência. Trata-se, pois, de pensar a educação a partir da substância poética da vivência, conectada às pulsões mais íntimas, à sensibilidade e à mítica.

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Biografia do Autor

Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Mestre em Educação Contemporânea - UFPE/CAA (2019). Especialista em Educação e Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco (2015). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2012). Licenciada em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-PE (2010). Integrante do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura - O Imaginário (UFPE-CAA/CNPq). É professora efetiva da rede pública do estado de Pernambuco. Possui experiência/interesse nas áreas de Língua, Linguagem, Literatura, Educação, Gênero e Imaginário.

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme d'études Approfondies (DEA) em Sciences Sociales - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole d'Architecture de Grenoble (1996) e pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Associado Nível I do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Foi Visiting Researcher no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019). Pesquisador/Membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Artes, Estética, Educação e Interculturalidades. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética(s), Sensibilidades, Teoria do Imaginário, Barroco, Estudos Pós-Estruturalistas e Gênero.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Amaral, C. J. G. P., & Carvalho, M. de F. (2020). Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura. Educação Em Foco, 23(41), 128–148. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4870