Experiências políticas sensíveis com as juventudes no contexto da escola pública – um debate sobre a Reforma do Ensino Médio no Rio de Janeiro.

Autores

  • Beatriz Akemi Takeiti UFRJ
  • Monica Villaça Gonçalves UFRJ
  • Joana da Costa Macedo UFRJ
  • Roberson Maturano Colégio Estadual Olga Benário Prestes - SEEDUC/RJ.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4931

Palavras-chave:

Educação, Juventude, Escola Pública, Oficina arte-cultura, Reforma Ensino Médio

Resumo

A escola configura-se como o espaço das sociabilidades juvenis, embora pouco dialogue com as realidades de jovens pobres. Para estes, a escola e a família ainda se constituem como instituições sociais para a projeção de seus futuros. Este artigo analisa uma intervenção aberta no pátio de uma escola estadual pública no Rio de Janeiro em 2017, que abordou a temática da reforma do ensino médio, através de uma oficina de arte-cultura, entendendo-a como uma “experiência política sensível”. Conclui-se que as experiências estéticas promovidas não estiveram alheias às práticas políticas e, através delas, ampliaram o diálogo com estes jovens, aproximando-se das experiências do sensível compartilhadas de diferentes modos. Abordar o tema da reforma do ensino médio a partir de uma perspectiva ético-estético-política foi um caminho de abertura para problematizar os dilemas de jovens pobres, colocando em evidência as manifestações autoritárias de uma política de educação que perpetua as desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Beatriz Akemi Takeiti, UFRJ

Doutora em Psicologia Social, PUC/SP. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), Instituto de Psicologia, ambos na UFRJ.

Monica Villaça Gonçalves, UFRJ

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, UFSCAR. Docente do Departamento de Terpaia Ocupacional, Faculdade de Medicina, UFRJ.

Joana da Costa Macedo, UFRJ

Doutora em Ciências Sociais, PUC/RJ. Docente substituta de sociologia da educação, Faculdade de Educação, UFRJ e professora de sociologia, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Roberson Maturano, Colégio Estadual Olga Benário Prestes - SEEDUC/RJ.

Sociólogo pela UFF, docente de sociologia, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) e atual vice-diretor do Colégio Estadual Olga Benário Prestes, Rio de Janeiro.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Takeiti, B. A., Gonçalves, M. V., Macedo, J. da C., & Maturano, R. (2020). Experiências políticas sensíveis com as juventudes no contexto da escola pública – um debate sobre a Reforma do Ensino Médio no Rio de Janeiro. Educação Em Foco, 23(41), 168–189. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4931