A literatura como arte construtora da sensibilidade: propostas de atividades baseadas na leitura de “Tragédia no lar”, de Castro Alves
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4933Palavras-chave:
Pedagogia da sensibilidade, Ensino de literatura, Tragédia no larResumo
Neste texto, apresentamos propostas pedagógicas que consideram uma Pedagogia da Sensibilidade para a leitura de textos literários. Consideramos a sensibilidade como a maneira através da qual os sujeitos interpretam o mundo à luz de um olhar humano e simpático. A Literatura, assim como outras linguagens artísticas, tem a possibilidade de desenvolver a sensibilidade para temáticas caras à sociedade. Partindo-se disso, analisamos o poema “Tragédia no lar”, do poeta abolicionista Castro Alves, texto que conta a história de uma mãe que é separada de seu filho em razão da venda deste para outra família. Após a análise, apresentamos propostas que se valem de uma perspectiva transdisciplinar, tomando como base a leitura do referido poema. Percebemos que, por meio das atividades, é possível, através da Literatura, desenvolver nos estudantes um olhar mais humanizado acerca da história desigual de nosso país, que marginalizou a figura do negro e cometeu insanidades contra essas pessoas.
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Aceito 2020-11-27
Publicado 2020-12-18