A literatura como arte construtora da sensibilidade: propostas de atividades baseadas na leitura de “Tragédia no lar”, de Castro Alves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4933

Palavras-chave:

Pedagogia da sensibilidade, Ensino de literatura, Tragédia no lar

Resumo

Neste texto, apresentamos propostas pedagógicas que consideram uma Pedagogia da Sensibilidade para a leitura de textos literários. Consideramos a sensibilidade como a maneira através da qual os sujeitos interpretam o mundo à luz de um olhar humano e simpático. A Literatura, assim como outras linguagens artísticas, tem a possibilidade de desenvolver a sensibilidade para temáticas caras à sociedade. Partindo-se disso, analisamos o poema “Tragédia no lar”, do poeta abolicionista Castro Alves, texto que conta a história de uma mãe que é separada de seu filho em razão da venda deste para outra família. Após a análise, apresentamos propostas que se valem de uma perspectiva transdisciplinar, tomando como base a leitura do referido poema. Percebemos que, por meio das atividades, é possível, através da Literatura, desenvolver nos estudantes um olhar mais humanizado acerca da história desigual de nosso país, que marginalizou a figura do negro e cometeu insanidades contra essas pessoas.

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Biografia do Autor

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará/Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza.

Janyele Gadelha de Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Literatura Comparada, com ênfase em Semiótica Literária, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Dannytza Serra Gomes, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e professora e pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e ao Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Andrade, F. R. da S., Lima, J. G. de, & Gomes, D. S. (2020). A literatura como arte construtora da sensibilidade: propostas de atividades baseadas na leitura de “Tragédia no lar”, de Castro Alves. Educação Em Foco, 23(41), 255–273. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4933