Compartilhamento do conhecimento no ensino de moda: uma análise sobre a experiência arte e moda na modalidade EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4940

Palavras-chave:

Ensino de Moda, Imagem, História da Arte, Educação a Distância

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância do uso da imagem, no que diz respeito a disciplina de história da arte e do design para a formação acadêmica em design de moda, evidenciando a relevância da imagem de arte e de seus estudos, como instrumento de ensino para o processo de construção do repertório imagético e histórico dos discentes. Dessa forma, o estudo apresenta uma experiência realizada com os discentes do curso de design de moda de uma instituição localizada no norte do Paraná, que oferta o curso na modalidade à distância. Como resultado da pesquisa, compreende-se que o uso da imagem de referências artísticas para se entender a indumentária e da Moda são ferramentas necessárias e eficientes no processo de ensino e aprendizagem para a formação em design de moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dênis Martins Oliveira, Unicesumar

Mestrando em gestão do conhecimento nas organizações (Unicesumar); Graduação em Artes Visuais e Moda (Unicesumar); Pós graduação em Docência no Ensino Superior (Unicesumar) e em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Unicesumar). Professor de Design de Moda na modalidade EaD.

Gabriel Coutinho Calvi, Unicesumar

Mestre em gestão do conhecimento nas organizações (Unicesumar); especialista em EaD e novas tecnologias e bacharel em Moda (Unicesumar). Professor de Design de Moda na modalidade EaD e presencial. Na área de pesquisa investiga a EaD e o processo de ensino aprendizagem, subjetividade e metodologia criativa em EaD e Comportamento de Moda.

Ely Mitie Massuda, Unicesumar

Orientadora. Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar. Bolsista
Produtividade do ICETI, Unicesumar/PR.

Letícia Fleig Dal Forno, Unicesumar

Co-Orientadora. Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações e graduação em Pedagogia, Unicesumar/PR. Bolsista de Produtividade do ICETI, Unicesumar/PR.

Referências

ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes, 2018.

BARBOSA, Ana Mae. A abordagem triangular no ensino das arte e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. Arte-educação leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esplanada dos Ministérios, bloco – Brasília/DF, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Secretaria de educação a distância, Brasília, 2007.

COSTA, Cristina. Questões de arte. São Paulo. Moderna, 2004.

EISNER, Elliot. Estrutura e magia no ensino da arte, in: Arte–educação: leitura o subsolo (org. Ana Mae Barbosa). São Paulo. Cortez, 2008.

IPÊ, M. Knowledge sharing in organizations: a conceptual Framework. Human Resource Development Review, v. 2, n. 4, Dec. 2003. Disponível em: http://jour nals.sagepub.com/doi/10.1177/1534484303257985. Acesso em: 31 maio 2018.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2012.

LIN, H. F. Effects of extrinsic and intrinsic motivation on employee knowledge sharing intentions. Journal of Information Science, v. 33, n. 2, p. 135-149, 2006.

LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, Lambert W. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

MARTELLI, Ivana. EAD: uma alternativa de políticas educacionais para a formação de professores. 2003. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

SCHARF, Edson Roberto. Conhecimento compartilhado nas universidades: o tácito e o explícito em sala de aula. Revista eletrônica SISTEMAS & GESTÃO, v.3, n. 3, p.216-232, 2008.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 2018.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

Oliveira, D. M., Calvi, G. C., Massuda, E. M., & Dal Forno, L. F. (2020). Compartilhamento do conhecimento no ensino de moda: uma análise sobre a experiência arte e moda na modalidade EaD. Educação Em Foco, 23(41), 293–314. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4940