Compartilhamento do conhecimento no ensino de moda: uma análise sobre a experiência arte e moda na modalidade EaD
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4940Palavras-chave:
Ensino de Moda, Imagem, História da Arte, Educação a DistânciaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a importância do uso da imagem, no que diz respeito a disciplina de história da arte e do design para a formação acadêmica em design de moda, evidenciando a relevância da imagem de arte e de seus estudos, como instrumento de ensino para o processo de construção do repertório imagético e histórico dos discentes. Dessa forma, o estudo apresenta uma experiência realizada com os discentes do curso de design de moda de uma instituição localizada no norte do Paraná, que oferta o curso na modalidade à distância. Como resultado da pesquisa, compreende-se que o uso da imagem de referências artísticas para se entender a indumentária e da Moda são ferramentas necessárias e eficientes no processo de ensino e aprendizagem para a formação em design de moda.
Downloads
Referências
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes, 2018.
BARBOSA, Ana Mae. A abordagem triangular no ensino das arte e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. Arte-educação leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esplanada dos Ministérios, bloco – Brasília/DF, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Secretaria de educação a distância, Brasília, 2007.
COSTA, Cristina. Questões de arte. São Paulo. Moderna, 2004.
EISNER, Elliot. Estrutura e magia no ensino da arte, in: Arte–educação: leitura o subsolo (org. Ana Mae Barbosa). São Paulo. Cortez, 2008.
IPÊ, M. Knowledge sharing in organizations: a conceptual Framework. Human Resource Development Review, v. 2, n. 4, Dec. 2003. Disponível em: http://jour nals.sagepub.com/doi/10.1177/1534484303257985. Acesso em: 31 maio 2018.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2012.
LIN, H. F. Effects of extrinsic and intrinsic motivation on employee knowledge sharing intentions. Journal of Information Science, v. 33, n. 2, p. 135-149, 2006.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, Lambert W. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
MARTELLI, Ivana. EAD: uma alternativa de políticas educacionais para a formação de professores. 2003. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
SCHARF, Edson Roberto. Conhecimento compartilhado nas universidades: o tácito e o explícito em sala de aula. Revista eletrônica SISTEMAS & GESTÃO, v.3, n. 3, p.216-232, 2008.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.