A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4956

Palavras-chave:

Ludicidade, Poesia, Creche, Manoel de Barros

Resumo

O artigo aborda os temas poesia e ludicidade na creche, cuja relevância está atrelada à necessidade axiomática de proporcionar às crianças contextos prenhes de experiências sensíveis, lúdicas; brincadeiras; interações; protagonismo. Ampara-se em referencial teórico sobre ludicidade e poesia e adota metodologias qualitativas. É situado no contexto de um Centro de Educação Infantil (CEI) público de Fortaleza, Ceará e analisa dados produzidos no âmbito da docência com crianças bem pequenas. Vislumbra desvelar aspectos e possibilidades do trabalho com poesia na promoção de uma educação sensível com bebês e crianças bem pequenas. Constata o interesse das crianças pela poesia e, nesse caso, especificamente pela poesia de Manoel de Barros, cujo pensamento se identifica com o das crianças. Conclui que a poesia constitui estratégia potencial para uma educação que respeite os interesses das crianças; possibilitando-lhes protagonizar processos de aprendizagem; ampliar seu repertório experiencial e cultural de forma lúdica, sensível e prazerosa.

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Biografia do Autor

Rosalina Rocha Araújo Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Doutoranda em educação - Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre em educação - Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Psicomotricidade Relacional - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) e Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR); Pedagoga - UECE. Pesquisadora da área de infâncias, educação infantil e docência na educação infantil, vinculada à linha de pesquisa "Linguagens e Práticas Educativas", eixos: "Educação Infantil: práticas pedagógicas e formação de professores"; e, "Infâncias: filosofia, arte e corporalidade". Professora do Sistema municipal de educação de Fortaleza, Ceará e do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR-UFC).

 

Ana Maria Monte Coelho Frota, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Psicologia também pela UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da UFC. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança (Lidelec) da UFC.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Moraes, R. R. A., & Frota, A. M. M. C. (2020). A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros. Educação Em Foco, 23(41), 209–234. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4956