A construção de saberes atitudinais na formação de professores: a busca da coerência entre o que se fala e o que se faz

Autores

  • Ilma Maria Fernandes Soares UNEB - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas - DCH4

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4978

Palavras-chave:

Licenciatura, Docente do Ensino Superior, Saberes Atitudinais

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir as concepções e práticas dos formadores de professores em relação à construção de saberes atitudinais nos licenciandos. A abordagem de pesquisa que permeou essa investigação é de natureza qualitativa, o procedimento metodológico foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos contribuintes são onze formadores de professores, das diferentes áreas, de dois cursos de licenciaturas, História e Letras, de uma universidade pública. Embasa-se em autores como Rios (2008), Tardif, (2002) Tardif e Lessard (2008) Zabala e Arnau (2010) para argumentar sobre a importância da formação de atitudes nas licenciaturas. Conclui-se, a partir de algumas denúncias, que ainda há uma fragilidade dos saberes atitudinais na práxis do formador de professores e que esses saberes quando trabalhados ocorrem quase que exclusivamente através do discurso, mas, também, observa-se que há, por parte de alguns profissionais, a preocupação em basear seu trabalho numa perspectiva ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilma Maria Fernandes Soares, UNEB - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas - DCH4

Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Coordenadora do grupo de pesquisa EDDUC - Estudos em Docência e Discência Universitária na Contemporaneidade.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro, Lisboa: Edições 70, 1977.

BARIANI, Isabel Cristina Dib; PAVANI, Renatha. Sala de aula na universidade: espaço de relações interpessoais e participação acadêmica, Estudos de Psicologia I CampinasI25(1) I 67-75 I janeiro - março 2008.

BARNETT, Ronald. A Universidade em uma era de supercomplexidade. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.

CARBONNEAU, Michel. Modelos de formação e profissionalização do ensino: análise crítica de tendências norte-americanas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Tradução: Marinalva Lopes Ribeiro & Sandra Regina Soares, Revisão da tradução: Eric Maheu, Salvador, v. 15, n. 26, p. 115-134, jul./dez., 2006.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2001.

CUNHA, Maria Isabel da (Org.) Reflexões e prática em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e lugares da formação universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara/SP: Capes/CNPq/Junqueira & Marins Editores, 2008.

ESTRELA, A. Teoria e Prática de Observação de Classes: uma estratégia de Formação de Professores. Portugal, Porto: Porto Editora, 1994.

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. A procura da senha da vida – de-senha a aula dialógica? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008 (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999 (Coleção ciências da educação – século XXI).

GOODSON, Ivor F. Conhecimento e vida profissional: estudos sobre educação e mudança. Porto, Portugal: Porto, 2008 (Coleção Currículo, políticas e práticas, 31)

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. Cortez, 2011 (Coleção questões da nossa época; v. 14).

MASETTO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998 (coleção Práxis).

MORALES, Pedro. Relação professor-aluno: o que é? Como se faz? São Paulo, Loyola, 1999.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. 3 ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2001

NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria. Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: (Educa. Fora de Coleção) 2002.

NÓVOA, António. O regresso dos professores. [S.l.: s.n.], 2011.

PENIN, Sonia T. Souza - A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, Papirus,1994 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

RAMALHO, Betania L., NUÑEZ, Isauro B. & GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: 2 ed. Sulina, 2004.

RIOS, Terezinha Azerêdo. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008 (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).

SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JÚNIOR, Celes Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996.

SOARES, S. R. A profissão professor universitário: reflexões acerca da sua formação. In: In: CUNHA, Mª I.; SOARES, S. R. & RIBEIRO, M. L (Orgs). Docência universitária: profissionalização e prática educativa. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009.

SOARES, Sandra Regina; OLIVEIRA, Ana Lise Costa de. Relações de poder no exercício da docência universitária. In: SOARES, Sandra Regina; MARTINS, Édiva de Souza. Qualidade do ensino: tensões e desafios para os docentes universitários na contemporaneidade. Salvador:EDUFBA, 2014.

SOARES, Ilma M. F. Soares. O papel de formador de professores na perspectiva de docentes de licenciaturas.2015. 226p. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia. Salvador-BA

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice & Claude LESSARD. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interação humanas. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

THERRIEN, Jacques. Docência profissional: a prática de uma racionalidade pedagógica em tempos de emancipação de sujeitos. In: D’ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma P. A. (Orgs). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Petrópolis: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

BERAZA, Miguel Zabalza. O discurso didáctico sobre atitudes e valores no ensino. In: TRILLO. Atitudes e valores no ensino. Lisboa: Piaget Editora, 2000

VIEIRA, Flávia. Para uma mudança profunda da qualidade da pedagogia na universidade. REDU. Revista de Docencia Universitaria, Vol. 12 (2), Agosto 2014,23-39

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZABALZA, M. A. Ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

30/08/2021

Como Citar

Fernandes Soares, I. M. (2021). A construção de saberes atitudinais na formação de professores: a busca da coerência entre o que se fala e o que se faz. Educação Em Foco, 24(43), 198–220. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4978