Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4988

Palavras-chave:

Diversidade, Educação, Projetos, Contradições

Resumo

O enfoque temático deste estudo são as contradições entre os projetos anti-homofóbicos na escola e as suas práticas. Para tanto, assumiu-se a proposta de exemplificar essas contradições ao analisar dez artigos entre os que fazem parte do acervo obtido em uma pesquisa sobre o estado da arte sobre a diversidade sexual e educação, implementada com apoio do CNPq. Na metodologia, adotou-se o procedimento de revisão narrativa, fazendo-se uma síntese descritiva, seguida de comentário apreciativo do conteúdo, com atenção a elementos contraditórios entre projetos e práticas. Na discussão conclusiva, ressaltamos que, embora se encontrem discrepâncias entre o que se propõe e o que se pratica, avanços significativos dos anos 1990 até a metade desta década não podem ser ignorados. Valoriza-se, portanto, o incremento de pesquisas que repercutam na desconstrução de preconceitos que constituem a substância da homofobia.

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Biografia do Autor

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aprofundamento de estudos em nível de Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora Nível 1D do CNPq. Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense e Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder dos Grupos de Pesquisa sobre Ação Docente Continuada, Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência e Representações Sociais e Educação. Participante do Grupo de Estudos Interdisciplinares/GREI, de Faro, Algarve, Portugal. Participante desde 2006, e Presidente, desde 2008, da Comissão de Progressão aos níveis de Associado na UFF, na área de Educação, auxiliando também, quando solicitada, as áreas de Letras e Serviço Social. Na UERJ, está atualmente como Pesquisadora Visitante, classificada em Processo Seletivo implementado para professores aposentados, pelo Departamento de Pesquisa (DEPESQ), em março de 2015. Autora de vários livros, capítulos, trabalhos publicados em Anais de Congressos, no Brasil e no exterior. Participante do grupo de fundadores do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEUFF, onde atua na linha de pesquisa de Estudos do Cotidiano e da Educação Popular, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas/PGCM, onde atua na linha de pesquisa de Informação e Educação em Saúde. Orientadora da primeira Tese defendida no PPGEUFF.

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais, com apoio do PNPD-CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e sob supervisão da Profa. Dra. Conceição Soares. Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos. 

Nilcelio Sacramento de Sousa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em Educação, área de concentração: Estudos do Cotidiano e da Educação Popular pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Universidade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA). Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Professor da Rede Municipal de Ensino de Mairi/Bahia e Rede Privada de Educação Superior. Membro dos Grupos de Pesquisa: Diversidade Sexual na Educação e na Escola: estado da arte (UFF), Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas (FURG) e Práticas Educativas e Formação de Professores (UNIRIO). Atua principalmente nos seguintes temas: formação docente continuada, diferença, gênero, sexualidades e currículo/s.

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Rangel, M., Caetano, M., & de Sousa, N. S. (2021). Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola. Educação Em Foco, 24(42), 379–399. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4988