O papel da arte na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4991

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de Professores, Formação Cultural, Educação Estética

Resumo

O artigo aqui apresentado tem por objetivo trazer um recorte de um estudo de caso realizado sobre o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, situado no município do Rio de Janeiro. O Curso mencionado possui como única habilitação a formação de professores de educação infantil e uma das categorias de análise emergiu da observada preocupação com a formação estética e cultural dos alunos sob diferentes abordagens, entre elas, a inclusão de uma disciplina no quadro curricular denominada Alfabetização Cultural. Para a produção de dados, foram utilizados como ferramentas a entrevista, o questionário e a observação das aulas. Os resultados demonstram o quanto uma formação que inclui a nutrição estética e a ampliação do repertório cultural do professor de maneira reflexiva em experiências compartilhadas contribui para o desenvolvimento de um olhar sensível e empático que humaniza o professor e suas relações com as crianças.

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Biografia do Autor

Cristina Pereira Carvalho, PUC-Rio

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação-PUC-Rio. Vice-decana de Graduação do CTCH/PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI) e do Curso de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação não formal, museus, cultura, educação infantil, formação de professores.

Monique Gewerc, PUC-Rio

Doutoranda em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (PUC-Rio), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio). Psicopedagoga clínica e institucional (Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro (CEPERJ). Graduada em Pedagogia (UFRJ), integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio).

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Carvalho, C. P., & Gewerc, M. (2020). O papel da arte na formação de professores. Educação Em Foco, 23(41), 235–254. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4991