O papel da arte na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4991Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação de Professores, Formação Cultural, Educação EstéticaResumo
O artigo aqui apresentado tem por objetivo trazer um recorte de um estudo de caso realizado sobre o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, situado no município do Rio de Janeiro. O Curso mencionado possui como única habilitação a formação de professores de educação infantil e uma das categorias de análise emergiu da observada preocupação com a formação estética e cultural dos alunos sob diferentes abordagens, entre elas, a inclusão de uma disciplina no quadro curricular denominada Alfabetização Cultural. Para a produção de dados, foram utilizados como ferramentas a entrevista, o questionário e a observação das aulas. Os resultados demonstram o quanto uma formação que inclui a nutrição estética e a ampliação do repertório cultural do professor de maneira reflexiva em experiências compartilhadas contribui para o desenvolvimento de um olhar sensível e empático que humaniza o professor e suas relações com as crianças.
Downloads
Referências
AUTOR1, 2001.
AUTOR1, 2009.
AUTOR1, 2016.
AUTOR1 et al., 2013.
AUTOR2, 2017.
BARBOSA, A.M. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 8ª edição, São Paulo: Cortez, 2015.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 20 de 09 de dezembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2009.
DUARTE JR., J.F. Entrevista Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 12 - n. 3 - p. 362-367 / set-dez 2012.
FERREIRA, L. H., PRADO, G. V. T., ARAGÃO, A. M. F. A formação do professor por suas narrativas: desafios da docência Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 204-227, 2015.
GENESCÁ, A. C.; CID, L. A. Pró-Saber: imaginação e conhecimento. Rio de Janeiro: Edições Pró-Saber, 2013,
GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, maio/ago. 2011,
GUEDES, A. O.; FERREIRA, M. D.; LAGE, L. L.. Retratos do cotidiano: diálogos entre a formação docente e as práticas na educação infantil 39ª Reunião Nacional da ANPEd GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos Rio de Janeiro, 2019.
GUEDES, A. O.; VIEIRA, N. G.; SILVA, G. D.. Uma experiência de pesquisa-formação de professores da educação infantil: artes de ver, experimentar e ressignificar as práticas. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – GT 07- Educação de Crianças de 0 a 6 anos Florianópolis, 2015.
GUIMARÃES, D., NUNES, M. F.; LEITE, M. I. História, Cultura e Expressão: Fundamentos na formação do professor. In: KRAMER, S. (Org.). Infância e Educação Infantil. Campinas, SP: Papirus, 1999, 11ª ed., 2011.
KERLAN, A. À la source éducative de l'art. De Boeck Supérieur | « Staps » 2013/4 n° 102 | pages 17-30. Disponível em https://www.cairn.inforevue-staps-2013-4-page-17.htm Acesso em: outubro/2019.
KRAMER, S. (Org.). Profissionais de Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005.
_______ . O que é básico na escola básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Orgs.). Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.
LEITE, M. I. Desenho infantil: questões e práticas polêmicas. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Orgs.). Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.
MEIRIEU, P. L’éducation artistique et culturelle : une pédagogie de l’ébranlement. Entretien paru dans « La Scene », n°72, mars-avril-mai 2014, pp. 28-33.
MOMOLI, D.; EGAS, O. A dimensão estética na formação dos pedagogos. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 59-74, maio/ago. 2015.
MOURA, M. T. Arte e Infância: interações de crianças, adultos e obras de arte em museu. In: ROCHA, E. C. e KRAMER, S. (Orgs.). Educação infantil: Enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2013.
NOGUEIRA, M. A. Experiências estéticas em sala de aula: possibilidades na formação cultural de futuros professores. ANPED - GE-01: Educação e Arte. Caxambu, 2008.
_________. Formação cultural de professores. Salto para o Futuro Ano XX boletim 07 - Junho 2010.
_________. Conferência apresentada à banca como requisito parcial para a promoção à Professora Titular. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
OSTETTO, L. E. "Mas as crianças gostam!": ou sobre gostos e repertórios musicais. In: OSTETTO, L.; LEITE, M. I. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Esse in anima: formação docente em deslocamento. Trabalho Encomendado - 39ª Reunião Nacional da ANPEd - GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos: Rio de Janeiro, 2019.
PENA, A. C.; TOLEDO, L. P. B.; KRAMER, S. “Eu fiz um esquecimento do meu passado de professora”: memória, narrativa e experiência como caminho epistemológico na forma-ção de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. esp, n. 3, p. 2008-2025, dez., 2018.
PERISSÉ, G. Estética e educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.