Nacionalidade e catolicismo: a trajectória ideológico-política dos profesores Nimio de Anquín e Luis Martínez Villada e sua repercussão na política universitária da Córdoba (Argentina) (1930-1939)

Autores

  • Antonio Sillau Pérez Universidad de Piura (Perú) Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (Perú)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4995

Palavras-chave:

Argentina, Córdoba, Nacionalismo, Catolicismo, reforma universitária, Nimio de Anquín, Luis Martínez Villada

Resumo

O presente artigo explora dois aspectos centrais: as ideias políticas dos professores, Nimio de Anquín e Luis Martínez Villada, e como elas tiveram impacto no devenir da política universitária em Córdoba durante a década dos trinta. Ambos foram conspícuos representantes do nacionalismo católico no interior argentino e ocuparam um papel protagonista na elaboração ideológica do Instituto Santo Tomás de Aquino da cidade de Córdoba. Estas abordagens doutrinais contrárias às instituições da democracia liberal e favoráveis à defesa de um Estado integralmente católico com uma visão oposta aos princípios do reformismo universitário, constituirão parte de uma ampla controvérsia política que dividia partidários e opositores à reforma universitária. Dito confronto terá como uma das suas consequências a destituição do professor Nimio de Anquín e evidenciará as divisões entre docentes e estudantes a respeito de ambas figuras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sillau Pérez, Universidad de Piura (Perú) Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (Perú)

Magíster en Ciencia Política en Iberoamérica por la Universidad Internacional de Andalucía (España) y Licenciado en Historia por la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Especializado en temas de historia de las ideas políticas argentinas y americanas durante los siglos XIX y XX. Becario de instituciones científicas argentinas e internacionales. Experiencia docente en universidades y en centros de investigación científica internacionales. Experiencia en equipos de investigación bajo subsidio de instituciones científicas argentinas e internacionales. Finalista del concurso internacional “IV Premio Internacional de Estudios Iberoamericanos La Rábida” (2009). Ex profesor de la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Profesor  de la Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas  (Lima, Perú). Profesor de la Universidad de Piura (UDEP), Perú. Ex Profesor de la Universidad de Lima, Perú.

Downloads

Publicado

02/04/2021

Como Citar

Pérez, A. S. (2021). Nacionalidade e catolicismo: a trajectória ideológico-política dos profesores Nimio de Anquín e Luis Martínez Villada e sua repercussão na política universitária da Córdoba (Argentina) (1930-1939). Educação Em Foco, 24(42), 68–84. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4995