Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4996Palavras-chave:
Práticas estéticas e pedagógicas, Experiência estética, Partilha do sensível, Arte, Cultura visualResumo
O presente artigo apresenta possibilidades do campo da Arte contribuir para o desenvolvimento do sensível na formação social e cultural dos estudantes. Traz reflexões sobre a importância do campo da Arte na educação, enfatizando os modos ou posturas de práticas pedagógicas com e para desenvolvimento do sensível, entendendo a arte como experiência sensível e intelectual, partindo das ideias de John Dewey e de Ana Mae Barbosa e como partilha do sensível, baseando-se no conceito de Jacques Rancière, que abre caminho para pensar as práticas artísticas como estética-políticas e éticas. Aborda a importância do reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura, assim como também da contribuição das metodologias de pesquisa educacionais baseadas em Artes. Juntos, o campo da Arte e o da Cultura Visual, nos ajudam a pensar as visualidades, modo de ver/sentir e pensar a educação com e para o sensível.
Downloads
Referências
AGUIRRE, I. Reflexividade e desafios na pesquisa com produtores jovens produtores de cultura visual. Tradução de Danilo de Assis Climaco e Inês Oliveira Rodriguez. In: Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Raimundo Martins e Irene Tourinho (Orgs.). RS: Editora UFSM, 2013.
BARBOSA, A.M.T.B. A cultura visual antes da cultura visual. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 293-301, set./dez. 2011, pdf. Acessado em 1 fev 2020.
_________. A cultura visual antes da cultura visual. REVISTA EDUCAÇÃO, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 293-301, set-dez., 2011. Acessado em 1 fev 2020.
BERGER, J. et al. Ways of Seeing, Londres, BBC & Penguin Books, 1972.
CAMPOS, R. Introdução à cultura visual. Abordagens e metodologias em ciências sociais. Mundos Sociais, Lisboa, 2013.
CHÁRREU, L. A Cartografia e a Artografia como métodos vivos de investigação em Arte e em Educação Artística. DIACRÍTICA, Revista do Centro de Estudos Humanísticos, Portugal, v. 33, n. 1, p.77-103, 2019.
DEWEY, J. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro; introd.: Abraham Kaplan. São paulo: Martins, 2010.
DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Orgs). Pesquisa Educacional baseada em arte: a/t/ografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
DUSSEL, I. Escuela y cultura de la imagem: los nuevos desafios. Nómadas, Universidad Central, Colombia, n. 30, p. 180-193, abr. 2009.
HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
IRWIN, R. L. A/r/tografia. Tradução de Belidson Dias, p.27-35, 2013. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Orgs). Pesquisa educacional baseada em arte: a/t/ografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LINS, H. A. M. Cultura visual e pedagogia da imagem: recuos e avanços nas práticas escolares. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n.01, p. 245-260, mar. 2014.
MIRZOEFF, N. Uma introdución a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 1999.
__________. Watching Babylon. The War in Irak and Global Visual Culture, Nueva York/Londres, Routledge, 2005.
__________. How to See the World: an Introduction to Images, from Self-Portraits to Selfies, Maps to Movies, and More. Basic Books. Edição do Kindle. 2016.
MITCHELL, W.J.T. Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of Visual Culture. vol. 1, n. 2, p.165-181. 2002.
_________. Image Science. University of Chicago Press. Edição do Kindle. 2015.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
_________. Os Professores e a sua Formação num tempo de Metamorfose na Escola. EDUCAÇÃO E REALIDADE, seção temática: resistência e (re)existências em espaços sociais de formação em tempos de neo-conservadorismo, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 02 jun. 2020.
PÉREZ GÓMEZ, A. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, G.; PÉREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa, 4 ed., Artmed, 1998.
ROLDÁN, J.; MARÍN VIADEL, R. Metodologias artísticas de investigación em educación. Málaga: Ediciones Aljibe, 2012.
ROSE, G. Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. Londres: Sage, 2001.
SACRISTÁN, G.; PÉREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa, 4 ed., Artmed, 1998.
SCHÖN, Donald Alan. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.
SINNER et al. Art-based educational research dissertations: reviewing the practices of new scholars. Canadian Journal of Education, v.29, n.4, p.1223-1270, 2006. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ766913.pdf. Acesso em 23 fev. 2020.
SOUZA, R.; MARTINELI, T. A. Considerações históricas sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro. HISTEDBR On-line, Campinas, n.35, p. 160-172, 2009.
SPRINGGAY, S.; IRWIN, R. L.; WILSON, K. A/r/tography as living inquiry trought art and text. Qualitative Inquiry, v. 11, n. 6, p. 897-912, 2005.
WEBER, S.; MITCHELL, C. About art-based research. Extratos de visual artistcs modes of representation for self-study. In: LOUGHRAN, J. et al. Internacional handbook of self-study of teaching and research education practices. Kluwer Press, primavera, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Aceito 2020-11-27
Publicado 2020-12-18