Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4996

Palavras-chave:

Práticas estéticas e pedagógicas, Experiência estética, Partilha do sensível, Arte, Cultura visual

Resumo

O presente artigo apresenta possibilidades do campo da Arte contribuir para o desenvolvimento do sensível na formação social e cultural dos estudantes. Traz reflexões sobre a importância do campo da Arte na educação, enfatizando os modos ou posturas de práticas pedagógicas com e para desenvolvimento do sensível, entendendo a arte como experiência sensível e intelectual, partindo das ideias de John Dewey e de Ana Mae Barbosa e como partilha do sensível, baseando-se no conceito de Jacques Rancière, que abre caminho para pensar as práticas artísticas como estética-políticas e éticas. Aborda a importância do reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura, assim como também da contribuição das metodologias de pesquisa educacionais baseadas em Artes. Juntos, o campo da Arte e o da Cultura Visual, nos ajudam a pensar as visualidades, modo de ver/sentir e pensar a educação com e para o sensível.

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Biografia do Autor

Rosiane de Jesus Dourado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Colégio Pedro II - campus Centro

Professora da educação básica, técnica e tecnológica e da educação superior, em curso de especialização em ensino de Artes Visuais, no Departmento de Artes Visuais, do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro. Desenvolve projetos de arte e cultura com foco no audiovisual. Pesquisa sobre artes visuais, audiovisual e educação, imagem e cultura visual. Atualmente, em doutoramento, na área de Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, junto ao grupo de pesquisa CACE, coordenado pela profa. Dra. Adriana Hoffmann.

Adriana Hoffmann Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Desde 2010 é professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - atuando no Departamento de Didática e no Programa pos-graduacao em Educação (PPGEDU). Orientadora de mestrado e doutorado atualmente. Membro da ANPED (Associação Nacional de Pós-graduaçao em Educação) desde 2002. Atuou como parecerista AD HOC do GT Educação e Comunicação da ANPED em 2011 e 2012. Vice-coordenadora do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED (2013) e coordenadora do GT 16 da ANPED ((2014 e 2015). Membro do comitê cientifico da ANPED (2016 e 2017). Sócia da ANPED, SBPC e membro da REDE KINO (Rede Latino-americana de Cinema e Audiovisual). Integra a RedArtH - Rede Internacional de Educação, Artes e Humanidades que integra Brasil, Portugal e Uruguai. Líder do grupo de pesquisa CACE (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação) certificado pelo Cnpq.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Dourado, R. de J., & Fernandes, A. H. (2020). Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte. Educação Em Foco, 23(41), 190–208. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4996