Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5130

Palavras-chave:

Gênero, Narrativas, História, Mulheres Negras, Educação.

Resumo

São as narrativas que dão materialidade as histórias e as experiências de cinco professoras negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e que respondem à questão de como se constituíram como professoras? Estamos considerando que o fazer-se professora diz de um processo contínuo que vai da entrada na graduação às questões do exercício da docência que nos convocam constantemente a colocar nossas formas de pensar e agir sob suspeita, o que nos dessubjetiva-subjetiva. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando as memórias da trajetória de formação fundamentadas na perspectiva pós-estruturalista com inspiração em Michel Foucault e sua análise histórica dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Kelly da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica de Ubá

Mestre e Doutora em Educação pela UFJF

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Mestre em Educação pela UFJF, Doutor em Educação pela Unicamp, pós doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona/Espanha

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

da Silva, K., & Ferrari, A. (2021). Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia. Educação Em Foco, 24(44), 212–229. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5130