As avaliações externas de matemática no ensino fundamental: estudo sobre a microrregião de Ubá/MG
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.518Palavras-chave:
Avaliações externas de Matemática, Microrregião de Ubá-MG, SIMAVE/PROVA BRASILResumo
Este trabalho visa apresentar um estudo de abordagem quali-quantitativa, realizado sobre as escolas públicas da microrregião de Ubá/MG, comparando os resultados obtidos nas avaliações externas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo comparado foi realizado a partir da triangulação dos dados levantados nos sites oficiais, das entrevistas realizadas e da discussão com os autores que discorrem sobre o tema, utilizando-se um software estatístico para compilação dos dados quantitativos. Observou-se que as questões socioeconômicas das famílias atendidas pelas escolas estudadas são fatores que determinam suas ações no sentido de oferecer uma educação de qualidade, mesmo verificando que uma das principais motivações dos professores no que se refere às avaliações do Estado seria o incentivo financeiro conhecido como 14º salário, concedido aos professores em função dos resultados alcançados. Os dados sugerem alterações na condução do trabalho docente, no currículo e nas práticas instituídas no interior das escolas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/06/2015
Como Citar
Baquim, C. A., & Brasiel, M. E. (2015). As avaliações externas de matemática no ensino fundamental: estudo sobre a microrregião de Ubá/MG. Educação Em Foco, 18(25), 147–170. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.518
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.