As avaliações externas de matemática no ensino fundamental: estudo sobre a microrregião de Ubá/MG
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.518Palabras clave:
Avaliações externas de Matemática, Microrregião de Ubá-MG, SIMAVE/PROVA BRASILResumen
Este trabalho visa apresentar um estudo de abordagem quali-quantitativa, realizado sobre as escolas públicas da microrregião de Ubá/MG, comparando os resultados obtidos nas avaliações externas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo comparado foi realizado a partir da triangulação dos dados levantados nos sites oficiais, das entrevistas realizadas e da discussão com os autores que discorrem sobre o tema, utilizando-se um software estatístico para compilação dos dados quantitativos. Observou-se que as questões socioeconômicas das famílias atendidas pelas escolas estudadas são fatores que determinam suas ações no sentido de oferecer uma educação de qualidade, mesmo verificando que uma das principais motivações dos professores no que se refere às avaliações do Estado seria o incentivo financeiro conhecido como 14º salário, concedido aos professores em função dos resultados alcançados. Os dados sugerem alterações na condução do trabalho docente, no currículo e nas práticas instituídas no interior das escolas.Descargas
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Publicado
2015-06-06
Cómo citar
Baquim, C. A., & Brasiel, M. E. (2015). As avaliações externas de matemática no ensino fundamental: estudo sobre a microrregião de Ubá/MG. Educação Em Foco, 18(25), 147–170. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.518
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