Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5182Palavras-chave:
Educação Infantil, Docência, Ensino, Professor, AlunoResumo
Neste artigo, articulamos os estudos sobre a infância e a docência contemporânea, com foco no reposicionamento do professor frente ao ensino, tendo como lente a perspectiva hipercrítica e pensando de outros modos a ação docente e as concepções de adulto/criança, professor/aluno e ensino/aprendizagem na Educação Infantil (EI). Analisamos como são desenvolvidas as ações de ensino para entendermos como as diferentes abordagens pedagógicas constituem os modos de ser docente no contemporâneo. Na pesquisa, optamos pela superfície analítica da mídia impressa/on-line, mais especificamente, os discursos que constituem a posição para ensino e aprendizagem que circulam na Revista Nova Escola (2013-2019). Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas a centralidade muito presente na criança, o que lemos como um aspecto do esmaecimento do ensino em prol da posição da aprendizagem. Defendemos o reposicionamento do ensino e do professor, pois assim firmamos sua função política e pedagógica na Educação Infantil.
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