Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5182

Palavras-chave:

Educação Infantil, Docência, Ensino, Professor, Aluno

Resumo

Neste artigo, articulamos os estudos sobre a infância e a docência contemporânea, com foco no reposicionamento do professor frente ao ensino, tendo como lente a perspectiva hipercrítica e pensando de outros modos a ação docente e as concepções de adulto/criança, professor/aluno e ensino/aprendizagem na Educação Infantil (EI). Analisamos como são desenvolvidas as ações de ensino para entendermos como as diferentes abordagens pedagógicas constituem os modos de ser docente no contemporâneo. Na pesquisa, optamos pela superfície analítica da mídia impressa/on-line, mais especificamente, os discursos que constituem a posição para ensino e aprendizagem que circulam na Revista Nova Escola (2013-2019). Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas a centralidade muito presente na criança, o que lemos como um aspecto do esmaecimento do ensino em prol da posição da aprendizagem. Defendemos o reposicionamento do ensino e do professor, pois assim firmamos sua função política e pedagógica na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Samantha Dias de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha. É Pós-Doutora em Educação (Unisinos), Doutora em Educação (Ufrgs), Mestre em Educação e Pedagoga (Unisinos). Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (Gipedi/Unisinos) e Grupo de Pesquisas em educação, sociedade e trabalho (IFRS/Farroupilha). Possui trabalhos publicados na área da Formação inicial em Pedagogia, Infâncias e Educação Infantil.

Elí T. Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde também orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Pós-Doutora pela Universidade do Porto (PT), Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: Currículo, Formação de Professores, Inclusão, Pedagogias Culturais, Práticas Pedagógicas e Docência Contemporânea. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI/CNPq) e participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq.

Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação pela U, na linha de pesquisa Formação de professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Possui Mestrado em Educação e graduação no curso de Pedagogia (Unisinos) e graduação no curso médio de Teologia - Bacharelado pelo Seminário Teológico SDC/ES. É bolsista integral da CAPES, integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças - GIPEDI. Trabalha com temáticas relacionadas à constituição da docência do professor iniciante e das docências contemporâneas. Tem experiência na área de Educação Infantil e Anos Iniciais.

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

de Lima, S. D., Fabris, E. T. H., & Bahia, S. B. de M. H. (2021). Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino. Educação Em Foco, 24(43), 104–127. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5182