“Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas

Autores

  • Karla Cunha Pádua

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.526

Palavras-chave:

Escola Indígena, Formação Intercultural, Professores/as Pataxó

Resumo

Dossiê

Resumo: O texto discute a apropriação da escola por professores/as indígenas, da etnia Pataxó, que cursaram a primeira turma do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tal processo de apropriação acontece no diálogo entre as formas próprias de relação com o conhecimento e as redes de relações e interlocuções construídas nos cursos de formação de educadores, que possibilita a produção de novas experiências e significações. Nesse diálogo, concepções próprias de conhecimento como projeto e como pesquisa, transformam a escola em centro da vida comunitária, lugar de exercício de pesquisa permanente e ligada à prática social que os ajuda a repensar a sua relação com o mundo e a produzir seus projetos de futuro.

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Publicado

25/06/2014

Como Citar

Pádua, K. C. (2014). “Nossa mata, nosso rio, nosso mangue”: a escola em narrativas de professores(as) indígenas. Educação Em Foco, 17(23), 125–150. https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.526