Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.5305

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Zanetti, Universidade do Estado de Minas Gerais - Frutal

Fernando Luiz Zanetti é doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2013-2015). É associado fundador e diretor da ONG. CIRCUS - Circuito de Interação de Redes Sociais desde 2001. Foi Gestor da Subsede Assis do CRP SP nos anos de 2009 a 2012. Foi professor da Unesp de Assis nos anos de 2007, 2008 (graduação) e 2017 (graduação e pós-graduação), da Faculdade da Alta Paulista - FAP, 2008 - 2013 e das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO 2012-2013. Foi professor da Fundação Educacional do município de Assis - FEMA de 2012 - 2017 e atualmente é professor da Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO e professor da Universidade Estadual de Minas Gerais atuando na Unidade Frutal e no mestrado da Faculdade de Educação da UEMG. Trabalha nas áreas da Psicologia Social, da Filosofia e da Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, educação e psicologia, reforma psiquiátrica, gestão de riscos, cidade, oficinas culturais, terceiro setor.

José Miguel Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Pós-doutor pela Universidade de Lisboa, doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação pela UFMG e graduado em Pedagogia pela mesma universidade (2013). Atualmente é professor no mestrado em Educação na UEMG.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. (1997). O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BAUDRILLARD, Jean. Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita: a palavra plural, palavra de escrita. VOL.I. Trad. Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2010.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais: a longa duração. In: _____. Escritos sobre a História. Tradução de J. Guinsburg e Tereza Cristina Silveira da Mota. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011 (41-78).

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras. 1989.

CHESNEAUX, Jean. As armadilhas do quadripartismo histórico. In: _____. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a história e os historiadores. Tradução de Marcos Silva. São Paulo: Ática, 1995 (92-99).

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 11ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

DELEUZE, Gilles. Os Intercessores. In: ______. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DUMONT, Louis. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.

ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. VOL.III. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 2001.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Irene Ferreira et al. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015.

MARX, Karl. O Capital. Vol. 1. 1ª edição, São Paulo, Nova Cultural, 1996.

MARX, Karl.; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã e teses sobre Feuerbach. Trad. Sílvio Donizete Chagas. São Paulo: Editora Moraes, 1984.

MELVILLE, Herman. Bartleby, o escrivão: uma história de Wall Street. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 39-46.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Trad: Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Trad. de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014.

Downloads

Publicado

18/12/2020 — Atualizado em 18/12/2020

Versões

Como Citar

Zanetti, F. L., & Lopes, J. M. (2020). Apresentação. Educação Em Foco, 23(41), 7–14. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.5305

Edição

Seção

Editorial