A concepção das ciências e do agir responsável dos estudantes face às mudanças climáticas
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.538Palavras-chave:
xxxxResumo
A escola vem sendo desafiada, cada vez mais na atualidade, pelas questões ambientais que, por serem tratadas em sala-de aula, merecem ser enriquecidas pela concepção escolar das ciências e das práticas pedagógicas. Neste sentido, e considerando as exigências dos programas escolares que incentivam os professores de ciências a ensinarem as mudanças climática de forma interdisciplinar e os professores de história a tratar esta Questão Ambiental Socialmente Viva com a preocupação de educar para a cidadania, concebemos e testamos uma abordagem interdisciplinar de ensino para os alunos do secondaire 4) TRADUZIDO NO TEXTO COMO ENSINO MEDIO, POIS OS ALUNOS TÊM EM MÉDIA 16 ANOS * VER PAGINA 9 – PONTO 5, 1° PARAGRAFO) ensino médio de seis turmas escolares da cidade de Quebec. Inspirados da ilha de racionalidade proposta por Fourez, Maigain e Dufour (2002), o que se pretende é uma tentativa de renovação da forma escolar, mais interdisciplinar, na qual os alunos são relativamente autônomos. Os resultados aqui apresentados referem-se, particularmente, às concepções dos alunos sobre a natureza das ciências, tal como eles nos descreveram em entrevistas realizadas após o processo pedagógico. Especificamos, igualmente, os tipos de engajamento cívico que eles dizem, durante as entrevistas, privilegiar. Esses resultados traduzem uma maneira mais sutil de se pensar as ciências, por parte dos estudantes, e apontam para uma valorização real desse tipo de pedagogia.
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