A Educação de Jovens e Adultos e sua abordagem no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: um olhar para o Oeste do Paraná/ The Youth and Adult Education and its approach in the course of degree in Biological Sciences: a look at the West of Paraná
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.544Palavras-chave:
Profissão Docente, Políticas Públicas de EducaçãoResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que tem por objetivos iniciar ou dar continuidade aos estudos àqueles que por vários motivos não puderam estudar na idade considerada regular. A pesquisa, que tem como tema a formação dos professores de Ciências, foi realizada em quatro instituições localizadas na região Oeste do Paraná, as quais oferecem o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo principal foi verificar entre coordenadores, professores e alunos concluintes do curso, se a EJA vem sendo trabalhada em sala de aula de forma significativa, proporcionando uma formação inicial para além do ensino regular. Também foram entrevistados professores de ciências da EJA da cidade de Cascavel (PR), averiguando qual a formação que estes tiveram para atuarem na modalidade. Verificamos que a EJA vem sendo pouco trabalhada na formação inicial, gerando insegurança nos alunos quanto à futura atuação nessa modalidade de ensino.
ABSTRACT
Educating Youth and Adults (EJA) is a form of Basic Education that aims to start or continue their studies to those who for various reasons could not study at the age considered regular. The research theme is the training of science teachers was conducted in four institutions located in the western region of Paraná, Brazil, which offer the degree course in Biological Sciences. The main objective was to check with the coordinators, teachers and graduating students of the course, the EJA has been crafted in the classroom in a meaningful way, providing an initial training beyond regular teaching. Science teachers EJA of Cascavel, Paraná (BR) were also interviewed, ascertaining what training they have had to work in the sport. We verified that the EJA has been little worked in initial formation, generating insecurity in students as future action in this type of education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.