A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5442

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Psicologia da Educação Matemática, Pesquisa em Educação Matemática

Resumo

Este estudo visou contribuir com a operacionalização de uma investigação vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). O foco foi compreender como a aproximação com a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), em Educação Matemática, contribui para a mudança de atitude de futuras professoras. Adotamos uma metodologia de investigação qualitativa e o instrumento para produção das informações necessárias foram roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os dados coligidos a partir da colaboração de duas acadêmicas concluintes de Pedagogia, levaram-nos a perceber que a formação de atitudes positivas em relação à disciplina pode ter características potencializadoras pela pesquisa como objeto de formação docente. Com a conclusão, acreditamos ter reunido elementos que sinalizam para a ressignificação dos processos do aprender e ensinar, como também apontamentos sobre questões de relevância dos estudos da Psicologia da Educação Matemática para o avanço da formação de professores.

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Biografia do Autor

Gabrielly Bonfim da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí. Foi Bolsista de Iniciação Científica do CNPq ente 2017 e 2018.

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Teodoro Ciríaco, K., & Bonfim da Silva, G. (2021). A pesquisa em educação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a mudança de atitudes de futuras professoras. Educação Em Foco, 24(43), 176–197. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5442