Base de conhecimento e processo de raciocínio pedagógico para a mentoria: levantamento bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5445Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Formação contínua, MentorResumo
Objetivou-se localizar pesquisas que enfocam a base de conhecimento e processo de raciocínio pedagógico para a mentoria – iniciativa na qual professores experientes acompanham e apoiam principiantes –, por meio de levantamento bibliográfico, visando conhecer o que está sendo produzido nacional e internacionalmente sobre essas temáticas. Inicialmente foram selecionados 28 trabalhos para a leitura dos resumos. Destes, identificou-se 04 trabalhos mais diretamente relacionados à temática do levantamento. Esses 04 estudos revelaram características, habilidades, entre outros, necessários para a base de conhecimento de mentores, como o domínio de certas ferramentas, conhecimento de estratégias para a orientação e aconselhamento, empatia, alteridade, dentre outros. Observa-se também a existência de poucas pesquisas acerca das temáticas de interesse. Ademais, as datas de publicações dos trabalhos selecionados são espaçadas e os estudos nacionais são referentes a programas de mentoria ofertados pela mesma universidade. Indicando a necessidade de ampliação e diversificação dos estudos.
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