Base de conhecimento e processo de raciocínio pedagógico para a mentoria: levantamento bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5445

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Formação contínua, Mentor

Resumo

Objetivou-se localizar pesquisas que enfocam a base de conhecimento e processo de raciocínio pedagógico para a mentoria – iniciativa na qual professores experientes acompanham e apoiam  principiantes –, por meio de levantamento bibliográfico, visando conhecer o que está sendo produzido nacional e internacionalmente sobre essas temáticas. Inicialmente foram selecionados 28 trabalhos para a leitura dos resumos. Destes, identificou-se 04 trabalhos mais diretamente relacionados à temática do levantamento. Esses 04 estudos revelaram características, habilidades, entre outros, necessários para a base de conhecimento de mentores, como o domínio de certas ferramentas, conhecimento de estratégias para a orientação e aconselhamento, empatia, alteridade, dentre outros. Observa-se também a existência de poucas pesquisas acerca das temáticas de interesse. Ademais, as datas de publicações dos trabalhos selecionados são espaçadas e os estudos nacionais são referentes a programas de mentoria ofertados pela mesma universidade. Indicando a necessidade de ampliação e diversificação dos estudos.

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Biografia do Autor

Jéssica Francine Ferreira da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Mestra em Educação pela UFSCar. Graduada em Pedagogia pela UFSCar. Dedicando-se a área de Formação de Professores com ênfase em estudos sobre Identidade Docente, Base de Conhecimento para o Ensino e Processo de Raciocínio Pedagógico. Realiza estudos referentes ao desenvolvimento profissional docente; formação inicial e continuada. Participante do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). Participante da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP e coordenada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSCar.

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e pós-doutorado em Tecnologia informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (UFSCar/São Carlos). Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEE). Também possui experiência em Educação a Distância como tutora (Pedagogia-SEaD/UFSCar; FAFE/USP), supervisora de tutoria (Pedagogia-SEaD/UFSCar) e coordenadora do curso de Pedagogia-SEaD/UFSCar. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino - aprendizagem, aprendizagem da docência, professor iniciante, programas de indução de professores, formação para a mentoria, processos/práticas de mentoria, identidade profissional docente, identidade profissional de mentor, formação inicial de professor. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. É membro do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq).

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Jéssica Francine Ferreira da Silva, & Ana Paula Gestoso de Souza. (2021). Base de conhecimento e processo de raciocínio pedagógico para a mentoria: levantamento bibliográfico. Educação Em Foco, 24(43), 153–175. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5445