Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5452

Palavras-chave:

Inclusão educacional., Práticas escolares, Formação de professores., Diversidade., Política educacional.

Resumo

O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino.

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Biografia do Autor

Deolinda Armani Turci, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora e mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Pesquisadora em temáticas da Psicologia Escolar e educacional, Educação inclusiva, História da Psicologia, Licenciaturas.

Erika Lourenço, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Giovana Moura de Souza, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Turci, D. A., Lourenço, E., & de Souza, G. M. (2021). Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte. Educação Em Foco, 24(44), 259–282. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5452