Livros didáticos do PNLD (2013-2016)

Um retrato das concepções de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5596

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Materiais didáticos, PNLD

Resumo

Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar as demandas que vão surgindo.

 

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Biografia do Autor

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD) e professora adjunta da área de Currículo (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014 - 2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA, 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008), doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012) e pós-doutorado em Educação pala Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS, 2017). Atuou como professora em distintos níveis de ensino ? na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ? Curso Normal - no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação/especialização ? com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas.

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Fontes consultadas

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BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Ápis – Letramento e Alfabetização. 2. ed. São Paulo: Ática, 2014.

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

da Silva, T., & Bolsan Sagrilo, A. P. (2022). Livros didáticos do PNLD (2013-2016): Um retrato das concepções de alfabetização . Educação Em Foco, 25(45), 377–396. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5596